Já classificado, Federer vira sobre eliminado Cilic e mantem 100% - Gazeta Esportiva
Já classificado, Federer vira sobre eliminado Cilic e mantem 100%

Já classificado, Federer vira sobre eliminado Cilic e mantem 100%

Gazeta Esportiva

Por Redação

16/11/2017 às 14:15 • Atualizado: 16/11/2017 às 14:29

São Paulo, SP

Pela última rodada da fase de grupos do ATP Finals, Roger Federer já entrou em quadra classificado, após vencer seus dois primeiros duelos diante de Jack Sock e Alexander Zverev. Nesta quinta-feira, o suíço sofreu para derrotar o já eliminado Marin Cilic, mas conseguiu a virada e venceu a partida por 2 sets a 1, com parciais de 67/ (5-7), 6/4 e 6/1, em 1h57 de jogo.

Com o resultado, o suíço encerra a fase de grupos invicto pela décima vez e fará sua 14ª semifinal em 15 participações no torneio. Para a próxima fase, ele ainda espera a definição do grupo Pete Sampras. O adversário dele  será Dominic Thiem ou David Goffin, que se enfrentam nesta sexta-feira, não antes das 12h (horário de Brasília). Cilic, por sua vez, dá adeus ao seu terceiro Finals, sem ter vencido um jogo sequer.

Federer vai em busca de seu sétimo título no Finals, o oitavo na temporada (Foto: Glyn Kirk/AFP)


O jogo parecia começar mais favorável ao suíço, que teve três chances de quebra logo no primeiro game. Porém, o número dois do mundo não conseguiu quebrar o serviço de Cilic e o set seguiu equilibrado, sem que nenhum dos tenistas conseguisse abrir vantagem. No tie break, Federer sofreu o mini break em seu primeiro saque e chegou a devolver a quebra. No entanto, o croata se deu melhor, voltar a quebrar o serviço do adversário em um momento crucial e fechou a parcial em 54 minutos.

No segundo set, a partida seguiu sem muito perigo para nenhum dos lados, com exceção do terceiro game, quando Federer teve dificuldades para confirmar seu serviço. A quebra de saque veio apenas no décimo game, em que o suíço finalmente pressionou Cilic e confirmou a chance de quebra e o set point, fechando a parcial em 36 minutos.

No terceiro e decisivo set, foi o suíço quem voltou melhor e abriu 3 a 0 logo de cara. O croata não esboçou nenhum tipo de reação e cedeu mais uma quebra no sexto game. Sacando para o jogo, Federer não teve dificuldades e, de zero, aplicou um "pneu furado" e decretou a vitória.

Chave de duplas

Nas duplas, Henri Kontinen e John Peers saíram atrás no placar, mas viraram e venceram a partida desta quinta-feira contra Raven Klaasen Rajeev Ram por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/1 e 10/8, em 1 hora de jogo. Com o resultado, a dupla termina a fase de grupos na segunda colocação, avança às semifinais e ainda aguarda a definição do outro grupo, que conta com dois brasileiros: Marcelo Melo, ao lado de Lukasz Kubot, e Bruno Soares, jogando com Jamie Murray. Os brasileiros se enfrentam nesta sexta-feira, às 15h45 (horário de Brasília).

Conteúdo Patrocinado