A Itália, apesar da ausência de sua estrela Jannik Sinner, se classificou com facilidade para as semifinais da Copa Davis ao derrotar a Áustria por 2 a 0 nas quartas de final, nesta quarta-feira, em Bolonha.
Após Matteo Berrettini (nº 56 do mundo) derrotar Jurij Rodionov (nº 177) por 6-4 e 7-6 (7/4) na primeira partida de simples, Flavio Cobolli (nº 22) garantiu o segundo e decisivo ponto para os anfitriões ao vencer Filip Misolic (nº 79) por 6-1 e 6-3.
🇮🇹 Italia siempre está 🇮🇹
Cuarta semifinal seguida y contando, ¿qué tal?#CopaDavis | @federtennis pic.twitter.com/v8ym6N7FZQ
— Copa Davis (@CopaDavis) November 19, 2025
Nas semifinais, a Itália, bicampeã da Copa Davis, enfrentará a Bélgica, que eliminou a França por 2 a 0 na terça-feira. As outras duas partidas das quartas de final, Espanha x República Tcheca e Argentina x Alemanha, serão disputadas nesta quinta.
A equipe italiana contou com o apoio entusiasmado das arquibancadas da Super Tennis Arena, em Bolonha, apesar da decepção da torcida local com a ausência dos dois principais jogadores do país, Jannik Sinner (2º) e Lorenzo Musetti (8º), nesta competição.
Berrettini, ex-número 6 do mundo que caiu para a 56ª posição, cumpriu sua missão na primeira partida do confronto contra os austríacos. Em 2024, ele foi o herói da vitória italiana, vencendo a partida decisiva de duplas nas quartas de final, assim como a primeira partida de simples tanto na semifinal quanto na final.
A vitória de Berrettini sobre Rodionov nesta quarta-feira também foi marcada por uma interrupção de quase meia hora devido a um problema com a iluminação da quadra.
Na segunda partida do dia, entre os dois melhores jogadores de seus respectivos países, Cobolli precisou de apenas uma hora e cinco minutos para derrotar Milosic, que foi dominado pelo adversário durante todo o jogo.
"Estou muito orgulhoso de como os rapazes controlaram as duas partidas", comemorou o capitão da equipe italiana, Filippo Volandri.
Cobolli, de 23 anos, que conquistou seus primeiros títulos da ATP este ano em Hamburgo e Bucareste, estava particularmente emocionado com a vitória.
"É o melhor dia da minha vida. Sempre sonhei em vestir esta camisa e representar a Itália", declarou.