O brasileiro Guilherme Clezar, 175º no ranking da ATP, decidiu fazer mudanças em sua preparação antes de Roland Garros. O tenista, que antes treinava na academia Tennis Route, no Rio de Janeiro, passará a trabalhar com o treinador argentino Pablo Fuente a partir da classificatórias do Grand Slam, que se iniciam em duas semanas.
Clezar explicou o porquê da mudança, agradeceu à sua antiga academia e já projetou o trabalho com o ex-treinador de Juan Martín del Potro, tenista argentino que é o atual 551º no ranking da ATP após período lesionado, mas que já foi número 4 do mundo em 2010.
“Foi uma opção pessoal. Só tenho a agradecer à equipe da Tennis Route por todo esse tempo em que trabalhamos juntos, mas achei que era hora de começar uma nova fase na minha carreira”, declarou, após um ano e meio de parceria com a academia carioca. “Conheço Pablo do circuito, vamos fazer um período de cinco semanas de teste para adaptação, a partir de Roland Garros”, completou o tenista, a respeito do novo técnico.
Pablo Fuente, que também treina o equatoriano Emílio Gomez, 336º no ranking mundial, se mostrou otimista com a perspectiva de trabalhar com o brasileiro.
“Vamos nos encontrar antes do início do qualifying de Roland Garros para nos conhecermos melhor, mas eu sei do seu potencial. Senti que ele estava muito motivado para trabalharmos juntos e isso é muito bom quando se começa uma relação”, afirmou o treinador.
O tenista brasileiro Guilherme Clezar passará a ser treinado pelo argentino Pablo Fuente, ex-técnico de Del Potro - Credito: João Pires/Jump
Ainda sob o formato atual de trabalho, Clezar disputará o Challenger de Samarkand, no Uzbequistão, a partir do dia 11 de maio. Depois, já sob as instruções de Fuentes, o brasileiro terá seis competições até o meio do ano: a qualificatória para Roland Garros, na França (19 de maio); quatro torneios Challenger na Itália: Vicenza (25 de maio), Mestre (1º de junho), Caltanissetta (8 de junho) e Perugia (15 de junho); e ainda participará da classificatória de Wimbledon, na Inglaterra (21 de junho).