Jogando no saibro, piso ao qual é acostumado, o espanhol David Ferrer não teve dificuldades para superar o croata Marin Cilic, na manhã desta segunda, e garantir vaga nas quartas de final da chave masculina de Roland Garros. Aproveitando-se dos vários erros do adversário, Ferrer venceu por 3 a 0, com parciais de 6/2, 6/2 e 6/4, e agora enfrentará o britânico Andy Murray.
Eles já se enfrentaram 15 vezes pelo circuito profissional, com vantagem do britânico no retrospecto do confronto direto, com nove partidas. O último duelo entre eles no saibro, no entanto, ocorreu há três temporadas justamente nas quartas de final de Roland Garros e teve vitória do tenista espanhol.
Surpreendentemente, Ferrer conseguiu um melhor aproveitamento de saque com relação a Cilic nesta segunda-feira. Mesmo levando a pior no quesito aces, já que o croata, com o primeiro serviço potente, emplacou seis aces contra apenas dois do espanhol, Ferrer teve um melhor aproveitamento no saque e um índice de erros muito menor. Enquanto Cilic cometeu 47 erros, Ferrer teve apenas 14.
Nem mesmo o número menor de bolas vencedoras (29 contra 20) abalou a estratégia de Ferrer, que se manteve constante na disputa da maioria dos pontos. Firme do fundo da quadra, o espanhol não aliviou a mão e imprimiu ritmo ao jogo, comandando os pontos. Nos dois primeiros sets, o saque potente de Cilic não foi o bastante para colocar em jogo a vantagem conquistada.
Constante, Ferrer aproveita os erros de Cilic para avançar às quartas de Roland Garros (Foto:Dominique Faget) - Credito: AFP
Apenas na terceira parcial o croata ameaçou uma reação, que não passou de um lapso. Apoiado no primeiro serviço, o croata perseguiu a vantagem de Ferrer desde o início do set, mas ficou uma quebra em desvantagem, o que bastou para o espanhol conservar-se à frente do placar até o final da partida, que teve duração de 1h53min.
Nas quartas de final de Roland Garros, Ferrer enfrentará o britânico Andy Murray, que nesta segunda-feira passou pelo local Jeremy Chardy por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6, 6/3 e 6/2, em 2h55min de partida.
A partida na quadra Suzanne-Lenglen foi equilibrada, mas a cosnsistência de Murray jogando no fundo de quadra fez diferença. O francês apostou em um jogo agressivo para tentar desequilibrar o escocês, mas acabou cometendo 56 erros não forçados - 30 a mais do que o britânico - e deixou Roland Garros nas oitavas de final.