Feijão perde 13 posições e deixa lista dos 100 melhores da ATP - Gazeta Esportiva
Feijão perde 13 posições e deixa lista dos 100 melhores da ATP

Feijão perde 13 posições e deixa lista dos 100 melhores da ATP

Gazeta Esportiva

Por Redação

14/09/2015 às 16:27 • Atualizado: 14/09/2015 às 18:45

São Paulo, SP

Às vésperas do confronto com a Croácia pela Copa Davis, os tenistas brasileiros não tiveram muito a comemorar na atualização do ranking da ATP, divulgada nesta segunda-feira. Apesar da classificação inédita à terceira rodada dos Estados Unidos, Thomaz Bellucci se manteve na 30ª posição.

João “Feijão” Souza, contudo, foi bastante prejudicado. Derrotado por Djokovic na estreia, o atleta perdeu 13 posições, caiu para o 104º lugar e interrompeu a sequência de 25 semanas no top 100, que vinha desde fevereiro.

O gaúcho André Ghem perdeu sete posições e parou em 136º lugar. Seu conterrâneo Guilherme Clezar ganhou um posto e está em 167º. A exceção foi Rogerinho Dutra da Silva, que conquistou nada menos que 28 postos e passou à 163º posição, número distante do recorde de sua carreira (137º), obtido em abril de 2013.

Os duplistas sofreram com as eliminações precoces no Grand Slam americano. Parceiro do croata Ivan Dodig, Marcelo Melo caiu do terceiro para o quinto posto, enquanto Bruno Soares, dupla do austríaco Alexander Peya, caiu de 22º para 25º.

A derrota para Djokovic na estreia do US Open derrubou Feijão para o 104º lugar (foto: Timothy A. Crary/AFP)
A derrota para Djokovic na estreia do US Open derrubou Feijão para o 104º lugar (foto: Timothy A. Crary/AFP)


Djokovic se distancia na ponta e top 3 segue intacto

O título de domingo garantiu a Novak Djokovic o posto de melhor do mundo até o fim da temporada. Dono de três troféus de Grand Slam e quatro Masters, o sérvio chegou aos 16.145 pontos e não pode mais ser ultrapassado pelo suíço Roger Federer, com 9.405. O britânico Andy Murray ainda é o terceiro, com 8.660 unidades. No entanto, Murray ainda supera Federer na corrida para o World Tour Finals em Londres, que considera apenas os pontos conquistados em 2015.

A queda na estreia em Nova York tirou o japonês Kei Nishikori do top 5. Ele foi superado pelo suíço Stan Wawrinka e pelo tcheco Tomas Berdych e acabou em sexto lugar. O espanhol Rafael Nadal, por sua vez, subiu para sétimo e ultrapassou o compatriota David Ferrer.

John Isner foi o único a deixar o top 10. O francês Richard Gasquet assumiu o nono lugar, enquanto o sul-africano Kevin Anderson substituiu o norte-americano na lista dos dez melhores do mundo. O croata Marin Cilic deu um grande salto na tabela. Mesmo com uma torção no tornozelo, surpreendeu ao chegar na semi do US Open e foi do 21º para o 12º lugar.

 

Conteúdo Patrocinado