Federer aceita convite e será dupla de Martina Hingis nas Olimpíadas - Gazeta Esportiva
Federer aceita convite e será dupla de Martina Hingis nas Olimpíadas

Federer aceita convite e será dupla de Martina Hingis nas Olimpíadas

Gazeta Esportiva

Por Redação

07/12/2015 às 09:00 • Atualizado: 07/12/2015 às 09:01

São Paulo, SP

Após nove meses de expectativa, Roger Federer finalmente aceitou o convite para ser parceiro de Martina Hingis nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Incentivado pela torcida suíça, que deseja ver dois de seus maiores ídolos juntos em quadra, o ex-número 1 do mundo respondeu positivamente ao convite para disputar as duplas mistas ao lado da compatriota, em 2016.

A razão da demora da resposta foi o receio do suíço com desgastes físicos. Federer irá disputar todas as categorias no Rio -- simples, duplas masculinas e mistas. Se apresentar boas campanhas nas três e avançar para todas as finais olímpicas, o atleta da Basileia pode chegar a disputar mais de 15 partidas durante os oito dias das competições de tênis nos Jogos. E esse é exatamente o plano de Federer.

"Ganhar todos os ouros, por que não? Sempre podemos sonhar. O ideal seria que cada atleta pudesse jogar pelo menos uma dupla", afirmou o treinador de Federer, Severine Luthi, à imprensa local.

Ex-líder do ranking mundial, Martina costuma brincar que foi responsável por ensinar Federer a ganhar troféus. Eles atuaram juntos na Copa Hopman 2001, quando ele ainda era número 30 do mundo e nunca havia sido campeão. Martina, por sua vez, já havia conquistado cinco títulos de Grand Slam, e era apenas um ano mais velha. Atualmente, ela coleciona 16 taças no circuito, sendo 11 nas duplas.

Depois do torneio, Federer, que nunca havia sido campeão no circuito profissional, entrou na ascendente que o transformou no melhor tenista do mundo durante tantos anos. Hoje em dia, Federer soma 88 taças e é o recordista do circuito Grand Slam, com 17 troféus. No início do ano, os dois atuaram juntos em uma exibição em Brisbane, na Austrália.

Federer buscará sua terceira medalha olímpica no Rio. Ele foi campeão nas duplas em Pequim 2008, ao lado de Wawrinka, e ficou com a prata em Londres 2012, quando perdeu a final para o britânico Andy Murrray.

Os dois maiores tenistas da Suíça serão parceiros nas Olimpíadas 2016 (foto: AFP)
A parceria que começou na Copa Hopman 2001 será reeditada nas Olimpíadas do Rio de Janeiro (foto: AFP)

Conteúdo Patrocinado