Favoritas, Kerber e Venus precisam de três sets para avançar em Hong Kong - Gazeta Esportiva
Favoritas, Kerber e Venus precisam de três sets para avançar em Hong Kong

Favoritas, Kerber e Venus precisam de três sets para avançar em Hong Kong

Gazeta Esportiva

Por Redação

13/10/2015 às 12:50

São Paulo, SP

Principais cabeças de chave do WTA de Hong Kong, Angelique Kerber e Venus Williams passaram sufoco na estreia do torneio disputado no piso rápido japonês. A alemã, número 9 do mundo, levou quase 2h30 para derrotar a italiana Francesca Schiavone (112º), de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (4-7), 6/2 e 6/3. Já a irmã mais velha de Serena perdeu o primeiro set para a ucraniana Yulia Beygelzimer (199º), mas se recuperou e venceu com parciais de 2/6, 6/4 e 6/4, após 2h15 de embate.

Segunda favorita, Kerber teve seu primeiro serviço quebrado pela lucky loser Schiavone. A alemã respondeu com duas quebras seguidas e abriu 5/4, mas a italiana voltou a vencer o game de saque da oponente. Pressionada, a alemã precisou salvar três set points para forçar o tiebreak, no qual viu a 112º do ranking vencer quatro mini breaks contra dois seus, e faturar a primeira parcial.

Kerber voltou a ser quebrada no início do segundo set, mas dessa vez, não deixou barato. Quebrou três serviços da italiana com tranquilidade, e sem sofrer qualquer ameaça, e igualou o placar.

Após salvar quatro break points, Schiavone finalmente foi quebrada no início da parcial final. As tenistas trocaram duas quebras e o duelo se manteve nivelado até o oitavo game. Foi quando Kerber fez valer sua experiência, e sem dar chances à italiana, voltou a vencer o game de saque da adversária. A integrante do top 10 ainda desperdiçou dois match points antes de confirmar o serviço e assegurar o triunfo.

A próxima adversária da cabeça de chave 2 será a japonesa Kurumi Nara (82º), que venceu a convidada local Ling Zhang (309º) com direito a pneu: 6/0 e 6/3 em 1h07 de partida.

Kerber sofreu para vencer (foto: Fred Dufour/AFP)
Kerber sofreu para confirmar o favoritismo sobre a italiana Schiavone (foto: Fred Dufour/AFP)


Fã de 'partidas mais fáceis', Venus quer aprender com experiência

Venus também sofreu para vencer Beygelzimer. Além de sofrer duas quebras no primeiro set, a número 14 do mundo perdeu seis break points e foi superada por 6/2/. A norte-americana obteve uma quebra e abriu 3/1 no segundo set, e viu a ucraniana devolver, mas a ex-número 1 do mundo venceu mais um game de saque da oponente e voltou para o jogo.

As competidoras trocaram três quebras no acirrado terceiro set. Em vantagem mínima (5/4), Venus aproveitou sua longa experiência dentro das quadras e salvou uma ameça em momento crucial. Na sequência, aplicou mais uma quebra para assinalar a vitória e a classificação às oitavas de final no Japão. Após o confronto, a norte-americana admitiu preferir duelos menos complicados.

"Eu gosto mais de partidas fáceis. Mas como eu disse antes, não há regalias aqui. Ela veio e jogou a partida de sua vida. E é para isso que eu preciso estar pronta toda vez. Eu estava tentando ser esperta na quadra, e a coisa mais esperta teria sido jogar apenas dois sets, obviamente", observou a irmã de Serena.

A tenista volta à quadra na quinta-feira para enfrentar Yafan Wang (143º). A chinesa se classificou após a desistência de Christina McHale (63º). Depois de vencer o primeiro set por 6/3, Wang liderava com 4/1 quando a norte-americana desistiu da partida e abriu caminho para a classificação da tenista oriental.

"Estarei de volta na quinta e quero continuar vencendo. Esse torneio é importante para mim. Tenho que continuar tentando jogar agressivamente. Esses são os tipos de jogos que você quer vencer, então sei que tenho que aprender com essa partida para continuar tentando ir além", concluiu.

Venus afirmou que ucraniana jogou a "partida de sua vida" para vencer set (foto: Philippe Lopez/AFP)
Venus afirmou que ucraniana jogou a "partida de sua vida" para vencer set (foto: Philippe Lopez/AFP)


Jankovic e Stosur também confirmam favoritismo 

Ao contrário das primeiras pré-classificadas, a sérvia Jelena Jankovic teve facilidade para avançar em Hong Kong. Número 24 do mundo e cabeça de chave 4, a tenista levou pouco mais de 1h20 para bater a quali romena Ana Bogdan (149º) em sets diretos (6/4 e 6/2). Jankovic enfrenta agora a australiana Anastasia Rodionova (255º), responsável por eliminar a quali francesa Irina Ramialison (293º) por 6/4 e 7/5.

Quinta favorita, a australiana Samantha Stosur (28º) superou a japonesa Risa Ozaki (130º) por 2 sets a 0 (6/3 e 6/1), após 1h11, e também foi às oitavas. O próximo confronto é contra a porto-riquenha Monica Puig (92º), que bateu a tailandesa Luksika Kumkhum (192º) por 6/1 e 6/2.

Conteúdo Patrocinado