Espanhola Paula Badosa avança às quartas de Roland Garros; Azarenka é eliminada - Gazeta Esportiva
Espanhola Paula Badosa avança às quartas de Roland Garros; Azarenka é eliminada

Espanhola Paula Badosa avança às quartas de Roland Garros; Azarenka é eliminada

Gazeta Esportiva

Por AFP

06/06/2021 às 14:23

São Paulo, SP

A espanhola Paula Badosa (35ª do ranking mundial) alcançou suas primeiras quartas de final do Grand Slam, neste domingo, em Roland Garros, ao derrotar a tcheca Marketa Vondrousova (21ª) em três sets.

“Estou muito feliz, não foi um jogo fácil, tinha uma jogadora muito complicada na minha frente, era um jogo muito tático e, ao mesmo tempo, era meu primeiro jogo em uma quadra que eu havia visto na TV muitas vezes. Com 9 ou 10 anos já tinha vindo a este torneio e sonhava em estar aqui, os meus nervos estavam à flor da pele, mas fiquei muito feliz por ter conseguido”, declarou Badosa em uma coletiva de imprensa.

Badosa, 33ª cabeça de chave do torneio parisiense, derrotou a finalista de 2019 por 6-4, 3-6 e 6-2 em 1 hora e 50 minutos de jogo. A tenista enfrentará a eslovena Tamara Zidansek valendo uma vaga nas semifinais.

“Estou muito feliz. Foi um jogo muito difícil, Marketa é uma tenista fantástica”, disse a espanhola antes de agradecer, em francês, à torcida na quadra Suzanne Lenglen pelo apoio.

Badosa, que precisou salvar um match point na terceira rodada contra a romena Ana Bogdan, marcou 30 “winners” e cometeu outros 30 erros não forçados, contra os 26 “winners” e 39 erros não forçados de sua adversária.

A tenista de 23 anos nascida em Nova York, ex-campeã juvenil no saibro parisiense, se consagra como a melhor jogadora do circuito neste ano nessa superfície.

Badosa acumula, agora, 17 vitórias e duas derrotas no saibro (nas semifinais de Madri e Charleston) – uma sequência que a levou a vencer o torneio de Belgrado.

Seu melhor resultado no Grand Slam foram as oitavas de final na edição de Roland Garros do ano passado, quando perdeu para a alemã Laura Siegemund. Nos outros três torneios de duas semanas do circuito, ela nunca havia passado da segunda rodada.

Zidansek, 85ª do mundo, eliminou a romena Sorana Cirstea (54ª). Desta forma, a eslovena será a próxima adversária de Badosa, que busca realizar o sonho de se tornar a terceira espanhola a conquistar Roland Garros depois de Arantxa Sánchez-Vicario (1989, 1994 e 1998) e Garbiñe Muguruza (2016), eliminada na primeira fase deste ano.

As tenistas Anastasia Pavlyuchenkova e Victoria Azarenka no duelo deste domingo, em Roland Garros. (Foto: Anne-Christine Poujoulat/AFP)


Também neste domingo Anastasia Pavlyuchenkova (32º) eliminou a ex-número 1 do mundo, Victoria Azarenka (16ª), com parciais de 5-7, 6-3 e 6-2. Assim, voltou às quartas de final em Paris pela primeira vez desde 2011.

“Já é realmente incrível que eu ainda jogue tênis 10 anos depois”, brincou a russa de 29 anos, sorridente, na quadra após sua vitória.

Resultados do 8º dia do torneio de Roland Garros

Simples feminino (4ª fase):

Anastasia Pavlyuchenkova (RUS/N.31) x Victoria Azarenka (BLR/N.15) 5-7, 6-3, 6-2

Tamara Zidanšek (SLO) x Sorana Cirstea (ROM) 7-6 (7/4), 6-1

Paula Badosa (ESP/N.33) x Markéta Vondroušová (CZE/N.20) 6-4, 3-6, 6-2

Conteúdo Patrocinado