Em final italiana, Pennetta é campeã do Aberto dos EUA e se aposenta

São Paulo, SP

12-09-2015 18:03:26

Flavia Pennetta é a nova campeã do Aberto dos Estados Unidos. Aos 33 anos, a tenista de Brindisi, cidade do sul da Itália, derrotou a compatriota Roberta Vinci por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-4) e 6/2, em 1h33 de partida.

A italiana, que é agora a mais velha jogadora a ganhar pela primeira vez um Grand Slam, havia eliminado a número 2 do mundo Simona Halep e a número 5 Petra Kvitova.

No primeiro set, muito equilíbrio. Uma quebra para cada lado, o que levou a partida para o tie-break. Mais igualdade, e com duas quebras de Pennetta, o set foi finalizado em 7-6. No segundo, a número 26 da WTA começou arrasadora. Ganhou quatro games seguidos, aplicando duas quebras de saque em Vinci. Logo em seguida, a partida teve um leve equilíbrio. Pennetta logo retomou o controle partida e efetuou uma última quebra, que fechou o jogo em 6-2.

Ao final da partida, em seu discurso de agradecimento, Flavia Pennetta anunciou sua aposentadoria do tênis profissional. A tenista tinha 15 anos de carreira, 10 títulos de WTA e um Grand Slam.

O jogo - A partida começou equilibrada, com as duas tenistas confirmando com certa tranquilidade seus saques. No quinto game, após 15 pontos disputados e seis chances de quebra, Pennetta conseguiu conquistar o primeiro break do jogo, e abriu vantagem em 3-2. Com o tempo, Vinci passou a entrar mais no jogo e seus inúmeros slices tiveram efeito nas jogadas da compatriota.

No oitavo game, a tenista número 26 do mundo tinha a chance de confirmar seu saque e abrir 5-3 no primeiro set. Porém, com uma dupla falta e três erros não-forçados, Pennetta não teve sucesso e deixou Vinci igualar a partida em 4-4, e retomar a liderança do placar ao confirmar o serviço seguinte e manter a parcial em 5-4.

Após quatro games de equilíbrio, o primeiro set foi decidido no tie-break. Flavia Pennetta conquistou dois mini-breaks contra apenas um de Vinci, fechando a game de desempate em 7-4, e a parcial em 7 a 6.

No segundo set, Pennetta manteve a força da primeira parcial e começou confirmando seu saque. No game seguinte, veio a primeira quebra. Com dois erros não-forçados e um forçado, Vinci viu a italiana derrubar seu serviço e abrir 2 a 0.

Aos poucos, não foi difícil para a tenista de 33 anos impor seu estilo mais agressivo de jogo e aumentar sua vantagem sobre a adversária. No terceiro game, ela confirmou o saque, e no seguinte, voltou a quebrar o serviço de Roberta Vinci. A jogadora número 43 do ranking da WTA conseguiu enfim, no quinto game, devolver uma das quebras com um belo smash vencedor.

Pennetta retomou seu ritmo e confirmou seu game, quando o jogo estava em 4-2. Assim, só faltava quebrar o último saque de Vinci para enfim, comemorar seu primeiro Grand Slam. Com uma bela bola vencedora de direita, rente a linha, a tenista italiana confirmou o último break point e ponto do campeonato, fechando a partida em 6-2 e sagrando-se campeã.


Deixe seu comentário