Tênis/ Mais Esportes

Em final emocionante, Sock e Bryan conquistam título de duplas do ATP Finals

São Paulo , SP
18/11/2018 15:30:09

Em: Mais Esportes, Tênis
Jack Sock e Mike Bryan comemoram o título do ATP Finals (Foto: GLYN KIRK / AFP)

Neste domingo, Jack Sock/ Mike Bryan e Pierre-Hugues Herbet/Nicolás Mahut entraram na O2 Arena para decidir quem ficaria com o título do ATP Finals de 2018. Em uma final emocionante, a dupla americana venceu por 2 sets a 1, de virada, parciais 5/7, 6/1 e 13/11, e conquistaram o último título de duplas da temporada. Essa foi a primeira vez que Sock ganhou o torneio, enquanto que Bryan chega ao seu quinto (todos os outros quatro foram ao lado do seu irmão gêmeo Bob).

Logo no primeiro game do set, Sock/Bryan tiveram que salvar quatro break-points para conseguir confirmar o saque, sendo que os americanos desperdiçaram duas chances de quebra na sequência, fazendo com que os franceses empatassem o marcador.

As duas duplas tinham problemas no saque e Herbert/Mahut conseguiram quebrar o saque dos americanos no sétimo game. Porém, os franceses não tiveram muito tempo para comemorar, pois Bryan/Sock devolveram a quebra logo em seguida e confirmaram o serviço, colocando os campeões de Roland Garros em alerta.

Contudo, os franceses se saíram muito bem na situação de pressão, e além de empatarem a partida, venceram o décimo primeiro game e sacaram para o set. Com Mahut sacando, tiveram que salvar três break points antes de confirmar a vitória por 7/5 no primeiro game da decisão.

Já no segundo set, a situação mudou por completo e a dupla americana tomou conta da partida. Ainda mais intensos, mesmo com a derrota parcial, fizeram 3 a 0 e deram poucas oportunidades para os franceses, que confirmaram apenas um game em todo o set. Com isso, Sock/Bryan venceram a segunda parcial por 6/1 e levaram a decisão para o super tie-break.

Com a partida tudo igual, as duas duplas sabiam que cada ponto poderia decidir quem ficaria com o último título da temporada de duplas. Logo no começo, a dupla americana abriu vantagem ao fazerem 6/3, depois de conseguir dois mini-breaks seguidos. Mantendo o ritmo, chegaram a 9/5 e já estavam pronto para comemorar o título.

No entanto, Herbert/Mahut salvaram quatro match points consecutivos e chegaram a ter um “ponto do jogo” a seu favor, surpreendendo e animando o público que achava que a partida estava ganha pelos americanos. Só que mesmo com a queda de rendimento, Sock/Bryan ganharam três pontos consecutivos e ficaram com o título do ATP Finals.

Com isso, a dupla americana quebra uma sequência de títulos da dupla formada pelo finlandês Henri Kontinen e o australiano John Peers, que conquistaram o torneio em 2016 e 2017. Curiosamente, a dupla não se classificou para a edição deste ano e só jogaram a última rodada  (contra o brasileiro Bruno Soares e o britânico Jamie Murray) por causa de uma desistência de Peya e Mektic.