Em duelo de 5h, Del Potro vence Cilic de virada e força quinto jogo - Gazeta Esportiva
Em duelo de 5h, Del Potro vence Cilic de virada e força quinto jogo

Em duelo de 5h, Del Potro vence Cilic de virada e força quinto jogo

Gazeta Esportiva

Por Redação

27/11/2016 às 16:17 • Atualizado: 27/11/2016 às 16:20

São Paulo, SP

Argentina's tennis player Juan Martin del Potro reacts after scoring against Croatia's tennis player Marin Cilic during the Davis Cup World Group final singles match between Croatia and Argentina on November 27, 2016 at the Arena hall in Zagreb. / AFP PHOTO / -
Del Potro manteve a Argentina viva na decisão da Davis (Foto: AFP)


Croácia e Argentina protagonizaram um duelo emocionante neste domingo. Pelo quarto jogo da final da Copa Davis, o país europeu precisava de apenas uma vitória para confirmar o título e, para isso, contava com seu principal jogador: Marin Cilic. Porém, do outro lado da rede estava o principal tenista argentino, que tratou de empatar o confronto e forçar a quinta partida. Juan Martin del Potro venceu por 3 sets a 2, com parciais de 6/7 (7-4), 2/6, 7/5, 6/4 e 6/3, após quase cinco horas de jogo.

Apesar da decisão ser realizada em Zagred, a torcida estava dividida. Os argentinos compareceram em peso, e os dois países fizeram um verdadeiro espetáculo nas arquibancadas. Quem também estava presente era o ex-jogador de futebol Diego Maradona, que não escondeu a paixão e vibrou muito, ainda mais com a vitória de Delpo.

O jogo começou equilibrado. Os tenistas estavam firmes e, com uma quebra de serviço para cada lado, a parcial seguiu empatada. No tie-break, Cilic foi superior, abriu 5 a 0 e apenas administrou a vantagem para colocar a Croácia na frente.

A perda da primeira parcial desanimou Del Potro, que baixou o ritmo no segundo set. Assim, Marin aplicou dois break, no quinto e no sétimo games, e abriu 2 a 0 sem maiores dificuldades. O croata precisava de apenas mais um set para garantir o bicampeonato da Croácia na Davis.

Argentinian retired professional footballer Diego Armando Maradona (R) and his girlfriend Rocio Olive react during the Davis Cup World Group final singles match between Croatia and Argentina at the Arena hall in Zagreb, on November 25, 2016. / AFP PHOTO / -
Maradona vibrou muito com a vitória de Delpo (Foto: AFP)


Contudo, a história mudou completamente a partir do terceiro set. Apoiado pelos argentinos, que seguiam vibrando a cada ponto, Juan Martin melhorou no jogo e deixou tudo equilibrado. Nos momentos decisivos de set, o sul-americano se impôs, quebrou o serviço do europeu no 12º game e manteve-se vivo no duelo.

A tônica se manteve no quarto set. Com uma quebra no último game da parcial, Del Potro venceu seu segundo set e deixou tudo igual no confronto: 2 a 2, e a decisão foi para a quinta e última parcial.

Cilic começou melhor, aplicando um break no primeiro game de jogo. Porém, a reação durou pouco. Na sequência, o argentino devolveu a quebra e ainda aplicou mais uma, virando o confronto e conseguindo uma vitória heroica. Além disso, os inúmeros erros não-forçados do croata favoreceram Delpo, que cometeu apenas 47, em comparação aos 78 de Cilic.

Agora, a decisão do título de 2016 da Copa Davis ficou por conta do quinto duelo. Tentando o bicampeonato, a Croácia será reapresentada por Ivo Karlovic. Já a Argentina, que amarga quatro vice-campeonatos no torneio, vai com Federico Delbonis. O confronto acontece ainda neste domingo.

Conteúdo Patrocinado