Em duelo da nova geração, De Minaur bate Rublev e vai à final nos EUA - Gazeta Esportiva
Em duelo da nova geração, De Minaur bate Rublev e vai à final nos EUA

Em duelo da nova geração, De Minaur bate Rublev e vai à final nos EUA

Gazeta Esportiva

Por Redação

05/08/2018 às 08:43

São Paulo, SP

No duelo da nova geração válido pela semifinal do ATP 500 de Washington, Alex de Minaur levou a melhor. O jovem australiano de 19 anos encarou o russo Andrey Rublev, apenas 16 meses mais velho, e com uma reação incrível, venceu por 2 sets a 1, com parciais de 5/7, 7/6 (8-6) e 6/4.

Com o resultado, De Minaur atinge sua segunda final de nível ATP neste início de carreira. Em janeiro, com a semifinal em Brisbane e a final em Sydney, se tornou o mais jovem tenista desde Rafael Nadal em 2005 a atingir duas semis consecutivas de nível ATP, aos 18 anos.

Agora, na grande decisão, vai encarar outro jovem, Alexander Zverev - este já mais consolidado no circuito e busca seu bicampeonato no torneio. Eles jamais se enfrentaram anteriormente. Com a campanha, o australiano sobe da 72ª posição para a 45ª, sua melhor marca até agora. Caso vença o alemão e fature o título, ele subirá mais posições, terminando em 33º.

Alex de Minaur tem apenas 19 anos (Foto: Reprodução/Twitter/ATP)


O duelo, que durou 2h55, foi equilibrado desde o começo. No primeiro set, De Minaur teve quatro break-points a seu favor, contra dois de Rublev. Só o russo, porém, conseguiu confirmar a quebra, apenas no 12º game para fechar a parcial e largar na frente.

No segundo set, o roteiro se repetiu. Muito equilíbrio e chances de quebra, mas desta vez, ninguém confirmou o break e a partida foi para o tie-break. O desempate foi alucinante. Rublev abriu 6 a 2, perdeu quatro match-points, dois com serviço a favor e viu o adversário reagir. O australiano então conseguiu dois mini-breaks consecutivos e fechou a parcial, forçando o terceiro set.


Mais emoção marcou a derradeira parcial, com cinco quebras no total. A última e mais decisiva, no 10º game. Rublev quebrou e fez 2/1, mas não confirmou a vantagem e viu De Minaur virar para 4/2. O russo buscou o resultado e empatou e chegou a salvar três match-points no 10º game. No entanto, cometeu a dupla falta definitiva, que sacramentou o triunfo do jovem australiano.

Conteúdo Patrocinado