Em busca do centésimo: relembre títulos mais marcantes de Federer - Gazeta Esportiva
Em busca do centésimo: relembre títulos mais marcantes de Federer

Em busca do centésimo: relembre títulos mais marcantes de Federer

Gazeta Esportiva

Por Redação

29/10/2018 às 15:28 • Atualizado: 29/10/2018 às 15:34

São Paulo, SP

Roger Federer beija o troféu do ATP 500 de Basel (Foto: Fabrice COFFRINI / AFP)


No último domingo, Roger Federer marcou mais uma vez seu nome na história do tênis ao dar um grande passo na carreira. Ao vencer o romeno Marius Copil, por 2 sets a 0, parciais 7/6 (5) e 6/4, o suíço conquistou mais uma vez o título do ATP 500 de Basel e agora está a apenas uma conquista de alcançar a marca de 100 troféus desde que se tornou profissional, em 1998.

Faltando pouco para conseguir o feito, os fãs do atual número três do mundo podem se recordar dos títulos mais marcantes, sendo grande parte deles conquistas de Grand Slam, onde Federer é o maior campeão com 20 troféus.

Sem dúvida, um dos títulos que está na "prateleira" de mais marcantes na carreira do suíço é o torneio de Wimbledon de 2009. Na ocasião, Federer enfrentou o americano Andy Roddick na grande decisão e, após uma longa jornada de mais de quatro horas, conquistou seu 15° troféu de Grand Slam, se tornando, de maneira isolada, o maior vencedor, ultrapassando o lendário Pete Sampras, que venceu em 14 oportunidades.

Outro título marcante é o Milão, em 2001. Apesar do torneio italiano não ser um dos principais do calendário da ATP, o troféu foi o primeiro na carreira de Federer. Curiosamente, o homem estiloso, comportado e com a barba sem fazer não era o semblante do suíço, que, com apenas 19 anos, usava um longo rabo de cavalo, roupas folgadas e um sorriso que revelava a pouca idade.

Já a primeira conquista de Grand Slam na carreira aconteceu em 2003, justamente no solo onde se tornaria rapidamente "rei". Jogando o torneio mais tradicional do tênis com apenas 21 anos, Federer conquistou Wimbledon ao derrotar na grande final o australiano Mark Philippoussis. O tempo mostraria que o suíço não venceu por acaso, pois venceu o torneio mais seis vezes.

Federer após conquistar o Aberto da Austrália em 2017 (Foto: AFP)


Se o título em Milão já faz bastante tempo, o título do Australian Open de 2017 não faz tanto assim. Há quase dois anos, Federr fez a alegria de milhões de fãs ao ganhar de Rafael Nadal, um de seus maiores rivais, o torneio australiano, primeiro Grand Slam do ano, após uma longa final de cinco sets. Com isso, o suíço quebrou um jejum de quase cinco anos sem conquistar um Major.

 

 

 

Conteúdo Patrocinado