Djokovic vence seu 10º Aberto da Austrália e iguala os 22 Grand Slams de Nadal - Gazeta Esportiva
Djokovic vence seu 10º Aberto da Austrália e iguala os 22 Grand Slams de Nadal

Djokovic vence seu 10º Aberto da Austrália e iguala os 22 Grand Slams de Nadal

Gazeta Esportiva

Por AFP

29/01/2023 às 11:00

São Paulo, SP

Novak Djokovic venceu neste domingo seu décimo Aberto da Austrália ao derrotar na final de Melbourne o grego Stefanos Tsitsipas. Com a conquista, o tenista igualou a marca de 22 títulos de Grand Slam de Rafael Nadal

Djokovic fechou o jogo em 3 sets a 0, com parciais de 6-3, 7-6 (7/4) e 7-6 (7/5), em duas horas e 56 minutos de partida.

O troféu também permitirá ao sérvio desbancar do topo do ranking da ATP o espanhol Carlos Alcaraz, que não participou do torneio por lesão.

"Esta é provavelmente a maior vitória da minha vida, considerando as circunstâncias", afirmou Nole na premiação após a partida.



Deportado da Austrália em 2021 por não estar vacinado contra a Covid-19 e centro de outras controvérsias este ano, Djokovic não conteve o choro no box onde estavam sua equipe e sua família - exceto seu pai, após imagens polêmicas ao lado de torcedores pró-Rússia.

Mas nem estas controvérsias e nem uma lesão ocorrida dias antes do torneio quebraram o encanto do “rei” de Melbourne Park, onde ganhou seu primeiro Grand Slam na carreira e onde não sabe o que é perder um jogo de semifinal ou final.

Contra um adversário a priori mais maduro e com sede de revanche pela final de Roland Garros de 2021, o sérvio foi superior desde o início da partida, enquanto Tsitsipas não conseguia impor seu jogo nem com seu saque, nem com seus golpes.

Além disso, no primeiro break point que teve contra, o grego cometeu uma dupla falta e deu de presente uma vantagem de 3-1 que foi definitiva no primeiro set.

No segundo set, Tsitsipas criou mais dificuldades, crescendo nos pontos mais longos com golpes mais profundos e com maior eficiência no saque. Ainda assim, Djokovic não se deixava intimidar e, com uma velocidade de pernas que fazia esquecer os 11 anos de diferença de idade entre ambos, chegava em várias bolas e obrigava o grego a continuar se arriscando para buscar os winners.

Depois de salvar seu último break point contra, que também era do set, Nole só aproveitou os erros de Tsitsipas para vencer um tie break com um saque aberto que o grego não conseguiu devolver.

Depois de uma troca de quebras nos primeiros games, o terceiro set também foi para o tie break, no qual Djokovic demarcou seu território desde o início com um ace e um uma bola vencedora de esquerda na paralela.

O sérvio abriu 5-0 no placar e, embora Tsitsipas tenha diminuído a vantagem, conquistou o título com uma direita em cima da linha que o grego rebateu para fora.

"Este foi um dos torneios mais desafiadores que já joguei na minha vida, considerando as circunstâncias. Não joguei no ano passado, voltei este ano. Quero agradecer a todos que me fizeram sentir bem-vindo", disse Djokovic após receber o troféu.


Krejcikova e Siniakova são bicampeãs nas duplas no Aberto da Austrália


As tchecas Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova ganharam, também neste domingo, o torneio de duplas do Aberto da Austrália pelo segundo ano consecutivo. Elas derrotaram na final as japonesas Shuko Aoyama e Ena Shibahara por 2 sets a 0 (6-4, 6-3).

Krejcikova e Siniakova, cabeças de chave número 1, se tornaram as primeiras tenistas a renovarem o título da categoria em Melbourne desde as italianas Sara Errani e Roberta Vinci, campeãs em 2013 e 2014.

Depois de vencerem na Austrália no ano passado, a dupla tcheca também levantou os troféus de Wimbledon e do US Open.

No total, elas somam sete títulos de Grand Slam juntas, contando também suas duas vitórias em Roland Garros (2018 e 2021) e mais uma em Wimbledon (2018).

Conteúdo Patrocinado