Djokovic supera exaustão e avança às quartas de final em Xangai

Imagem ilustrativa para a matéria
Foto de Hector Retamal / AFP

 

O sérvio Novak Djokovic superou a exaustão e um susto no tornozelo para garantir vaga nas quartas de final do Masters de Xangai de tênis, nesta terça-feira. O número 1 do mundo venceu o espanhol Jaume Munar por 6/3, 5/7 e 6/2, em uma partida intensa e desgastante.

A vitória mantém Djokovic no caminho para conquistar o quinto título em Xangai, ampliando seu recorde na capital financeira chinesa, especialmente após a eliminação ou desistência de outros cabeças de chave.

O sérvio, de 38 anos, chegou a parecer que não conseguiria continuar quando a partida foi para o terceiro set, mas recuperou a energia e quebrou o saque do rival duas vezes, garantindo o triunfo com autoridade.

“Obrigado, obrigado a todos, eu amo vocês!”, gritou Djokovic em chinês, ovacionado pela torcida antes de deixar a quadra logo após o fim do jogo.


Susto físico e reação incrível

O 24 vezes campeão de Grand Slam começou bem, conseguindo uma quebra no quarto game, mas logo sofreu um susto ao escorregar e torcer o tornozelo esquerdo ao correr para a rede. Sentindo dores, precisou de atendimento médico em quadra, mas conseguiu continuar o jogo.

Durante o segundo set, Djokovic voltou a receber tratamento e demonstrou sinais claros de fadiga, chegando a se curvar entre os pontos. O espanhol Munar, 41º do ranking, aproveitou o momento e quebrou o saque do sérvio no 12º game, levando o jogo ao terceiro set.

Exausto, Djokovic chegou a cair no chão após o set, sendo rapidamente atendido por sua equipe. No entanto, o sérvio se reergueu e reagiu com uma impressionante recuperação, quebrando o saque de Munar no primeiro e no sétimo game, para delírio da torcida.


Favorito isolado

Com o triunfo, Djokovic permanece como o jogador de ranking mais alto ainda vivo na competição. Os principais rivais já estão fora: o número 2 Carlos Alcaraz desistiu para descansar, enquanto Jannik Sinner (3º), Alexander Zverev (4º) e Taylor Fritz (5º) foram eliminados.

O torneio tem sido marcado por problemas físicos devido ao calor acima dos 30 °C e umidade próxima de 80%, que causaram diversas desistências. Sinner, por exemplo, abandonou no domingo após sofrer fortes cãibras.

O dinamarquês Holger Rune (11º do mundo), que também sentiu os efeitos do clima, pediu à ATP uma política de calor mais rigorosa para eventos como Xangai. Ele avançou às quartas ao vencer o francês Giovanni Mpetshi Perricard por 6/4, 6/7 (7/9) e 6/3.

Em outro jogo, o belga Zizou Bergs superou o canadense Gabriel Diallo após um tie-break prolongado, fechando em 3/6, 7/5 e 7/6 (10/8).

Conteúdo Patrocinado