O tenista Novak Djokovic gerou polêmica nesta segunda-feira, ao escrever a mensagem "Kosovo é o coração da Sérvia. Não à violência", em uma câmera de televisão após sua estreia em Roland Garros. O tenista escreveu a mensagem depois de vencer o americano Aleksandar Kovacevic, na primeira rodada do Grand Slam de Paris.
"Kosovo é o nosso berço, nossa fortaleza, centro das coisas mais importantes do nosso país. Há muitas razões pelas quais escrevi isso na câmera", disse Djokovic à imprensa sérvia que cobre o torneio.
Ver esta publicação no Instagram
Tropas pacificadoras da Otan dispersaram, nesta segunda-feira, manifestantes sérvios que entraram em confronto com a polícia no norte do Kosovo. Os protestantes pediam a mudança de prefeitos de etnia albanesa, à medida que as tensões aumentam no país. Durante os distúrbios, 25 soldados e 50 manifestantes ficaram feridos.
Sérvios residentes no Kosovo boicotaram no mês passado as eleições municipais das cidades do norte. A decisão permitiu aos habitantes de origem albanesa tomar o controle das prefeituras locais, apesar do comparecimento de apenas 3,5% dos eleitores aptos a votar.
"Não tenho arrependimentos e voltaria a fazer, já que minha postura é clara. Sou contra a guerra, violência e conflitos de qualquer tipo e sempre mostrei isto publicamente. Com certeza tenho simpatia por todas as pessoas, mas o que está acontecendo no Kosovo é um precedente na lei internacional", concluiu Djokovic.
O sérvio joga novamente nesta quarta-feira, às 6h (de Brasília), contra o húngaro Marton Fucsovics.