O tenista sérvio Novak Djokovic foi a Genebra em busca de certezas, mas deixa a Suíça com mais dúvidas, depois de ser eliminado, nesta sexta-feira, nas semifinais deste torneio ATP 250, disputado no saibro, pelo tcheco Tomas Machac (N.44), com parciais de 6-4, 0-6 e 6-1.
"É claro que estou preocupado. Não joguei bem este ano", reconheceu o astro. "Tive alguns bons jogos aqui, mas é o que temos e preciso aceitar isso. Não me considero um favorito agora. Vou jogo a jogo, veremos até onde chego", disse ele sobre Roland Garros, que começa no domingo.
Este novo revés para o número um do mundo, que vive uma crise de resultados desde o início de 2024, alimenta dúvidas sobre suas condições físicas nas horas que antecedem o início do segundo "major" do ano, onde o sérvio tentará defender seu título.
Djokovic ainda não alcançou uma final em 2024, algo que não lhe acontecia neste momento da temporada desde 2018.
After losing 5 games in a row in the first set, @DjokerNole leads the second set 5-0! 💥@genevaopen | #ATPGVA pic.twitter.com/3OGsUbSxZZ
— ATP Tour (@atptour) May 24, 2024
Contra Machac, Djokovic teve dificuldades no início da partida para confirmar seu saque, em um game que durou 11 minutos. Mais bem-sucedido nas devoluções do que no serviço, o sérvio conseguiu o primeiro break, fazendo 2 a 1, para confirmar a vantagem com o próprio saque e abrir 4 a 1.
Quando parecia que a melhor versão de Djokovic estava reaparecendo, o jogo do sérvio entrou em colapso repentinamente. Com 4-2 no placar, o sérvio cometeu diversas faltas diretas, perdeu o saque e permitiu que Machac empatasse em 4-4. O tcheco aproveitou o caos para fechar o primeiro set em 58 minutos.
Nesse momento, Djokovic pediu atendimento médico e iniciou o segundo set com um duplo break e impulsos intermitentes, capaz de exibir golpes geniais e cometer erros grosseiros.
"Tive uma sensação ruim no estômago, não foi uma boa noite. Mas não quero tirar nada da vitória dele. Ele mereceu. Para ser sincero, não sei o que pensar deste jogo. Quero esquecer e ir a Paris", acrescentou o sérvio.
Ainda assim, Djokovic fechou o segundo set em meia hora com por 6-0, aproveitando os erros do tcheco.
Mas, novamente, o terceiro set trouxe consigo uma mudança de roteiro. Levado ao erro diversas vezes por um adversário mais explosivo, o número um voltou a se desconectar, cedeu o saque duas vezes seguidas e deixou o caminho livre para a vitória do tcheco após 2 horas e 6 minutos de jogo.
Esta será a primeira final do circuito para o jovem de 23 anos, que enfrentará o norueguês Casper Ruud (N.7) ou o italiano Flavio Cobolli (N.56).