Mais Esportes/Tênis de Mesa

Depois de conquistar ouro em Pan, Calderano volta ao top 20

São Paulo, SP
05/10/2017 15:44:03

Em: Tênis
Calderano caiu nas quartas do Aberto da Áustria (Foto: Divulgação)

O ouro conquistado no Pan-Americano levou o brasileiro Hugo Calderano de volta ao top 20 do ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). O mesatenista ganhou seis colocações em relação ao último mês, de acordo com lista divulgada nessa quinta-feira e agora é o número 20, somando 2.555 pontos.

Para subir de posição, o atleta precisou vencer o conterrâneo, Thiago Monteiro, na competição continental. A final verde e amarela, realizada em Cartagena, Colômbia, teve triunfo de Hugo e deu a ele o lugar mais alto do pódio da disputa individual, no último mês. Nas quartas de final do Aberto da Áustria, no final de setembro, o jogo contra o francês Simon Gauzy resultou na queda de Calderano no torneio. Ainda assim, o resultado foi importante para a conquista de pontos.

Essa foi a segunda subida consecutiva do brasileiro no ranking. Entre agosto e setembro ele ganhou uma posição, quando era 27º. Nesta temporada, Calderano já havia chegado à 20ª colocação — a primeira vez, em janeiro e a segunda, em junho. Agora, ele está a 752 pontos do chinês Long Ma, ponta do ranking.

Além dele, outros brasileiros evoluíram na lista. Monteiro, vice no Pan- Americano, saiu de 157 do mundo para 151.  Eric Jouti, subiu de 190 para 182. Gustavo Tsuboi, por sua vez, agora ocupa a 112ª colocação, enquanto Cazuo Matusmoto, a 134ª. Dona de quatro medalhas no Pan, Bruna Takahashi, que levou quatro medalhas no Pan, passou da 179ª posição para a 161ª.