Bia Haddad elimina quarta do mundo em vitória histórica do tênis brasileiro - Gazeta Esportiva
Bia Haddad elimina quarta do mundo em vitória histórica do tênis brasileiro

Bia Haddad elimina quarta do mundo em vitória histórica do tênis brasileiro

Gazeta Esportiva

Por Redação

27/02/2019 às 21:19 • Atualizado: 28/02/2019 às 00:53

São Paulo, SP

Bia Haddad obteve sua maior vitória na carreira nesta quarta-feira (Foto: Divulgação)


O tênis feminino brasileiro conseguiu um de seus resultados mais expressivos nas últimas décadas na noite desta quarta-feira. Pelas oitavas de final do WTA de Acapulco, no México, Bia Haddad, número 1 do Brasil e 172ª do mundo, teve uma atuação impecável e surpreendeu a norte-americana Sloane Stephens, quarta melhor ranqueada e campeã do Aberto dos Estados Unidos de 2017, vencendo por duplo 6/3 em pouco mais de 1h20 de partida.

Com o resultado, a tenista deu fim a dois longos jejuns do tênis feminino brasileiro. Desde julho de 1989, quando Andrea Vieira venceu a espanhola Conchita Martinez, 10ª do mundo à época, no saibro francês de Arcachon, o Brasil não triunfava sobre uma top 10.

Dadá Vieira também era a responsável pela última vitória do país diante de uma top 5. Em maio do mesmo ano, ela bateu a tcheca Helena Sukova, quarta melhor ranqueada, no saibro de Hamburgo, na Alemanha. Além disso, o triunfo de Bia se torna a maior vitória do Brasil na era aberta do tênis feminino (desde 1969).



Até então, o maior resultado da paulista de 22 anos havia sido em maio de 2017. Na oportunidade, ela derrotou a australiana Samantha Stosur, ex-top 5 e então 19ª colocada, em Praga, na República Tcheca. Bia já havia enfrentado rivais do top 10 como Jelena Ostapenko (duas vezes), Karolina Pliskova, Garbiñe Muguruza, Simona Halep e Angelique Kerber, mas sem obter vitórias, até dominar Stephens nesta quarta-feira.

O feito histórico faz com que Bia chegue às quartas de final em Acapulco e conquiste 60 pontos, 30 a mais do que tinha a defender nesta semana. Desse modo, a paulista deve cavar uma vaga entre as 150 melhores do mundo, ainda que siga distante de sua melhor marca: o 58º lugar, alcançado em setembro de 2017.

Agora, Bia encara a chinesa Yafan Wang, 65ª colocada, que eliminou a porto-riquenha Monica Puig, 58ª do ranking, por um lugar nas semifinais do evento mexicano.

Veja também: Bia Haddad bate bola com crianças do Instituto Próxima Geração

Conteúdo Patrocinado