Após perder na estreia do ATP 500 do Rio de Janeiro, na chuvosa noite desta terça-feira, Thomaz Bellucci procurou descobrir as razões pelas quais saiu derrotado do embate contra o cabeça de chave número 1, o espanhol Rafael Nadal, por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/1. Para o tenista brasileiro, o fato de seu saque não ter sido eficiente e as condições lentas do saibro facilitaram a vida do grande favorito.
O canhoto do Brasil, porém, disparou três aces, um a mais do que o canhoto espanhol. No entanto, Nadal teve um aproveitamento bem superior no quesito primeiro serviço: 72% contra 43% de Bellucci.
“Eu acho que eu comecei o jogo muito bem, taticamente jogando certo e em muitos momentos acho que saquei muito mal, ganhei muito pouco ponto de saque ou na porcentagem de primeiro saque”, avaliou o paulista de Tietê, em entrevista ao Sportv. “Contra o Nadal, nessas condições, é muito difícil de você jogar contra todos os pontos. Ter que jogar de fundo (de quadra) todos os pontos e sem ponto de saque é muito complicado”, completou.
O tenista brasileiro Thomaz Bellucci não foi páreo para o espanhol Rafael Nadal, no Rio de Janeiro - Credito: ATP
O duelo entre Thomaz e Rafa aconteceu sob chuva razoável, que começou a cair desde o fim da tarde carioca. O brasileiro ainda ressaltou que as condições fizeram o jogo, disputado no saibro, ainda mais lento, o que favoreceu o espanhol.
“Hoje as condições estavam muito lentas para mim também”, disse Bellucci, que tem preferência pelas quadras rápidas. “Estava bem difícil de jogar, muitas bolas de fundo, o tempo inteiro ele me jogava para trás, bolas altas e mesmo quando eu atacava ele conseguia se defender bem, então eu acho que ele jogou melhor do que eu e em alguns momentos eu joguei bem, mas não consegui manter a regularidade”, finalizou o número 64 da lista da ATP.