Bellucci perde para dominicano e fica com o vice em Quito

São Paulo, SP

07-02-2016 18:26:20

O brasileiro Thomaz Bellucci, 35º do ranking mundial, perdeu, de virada, para o dominicano Victor Estrella Burgos (58º), por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 7/6(5) e 6/2, e acabou com o vice-campeonato do ATP 250 de Quito. Essa foi a sétima final disputada pelo brasileiro na carreira. Agora, são quatro títulos e três vice-campeonatos. Apesar da derrota, o paulista ganhará algumas posições no ranking e voltará a ser um dos 30 primeiros do mundo.

No primeiro set, o jogo foi bastante equilibrado, com ambos os tenistas conseguindo atuar bem em seus serviços. Até o nono game, não houve nenhum break point. Porém, quando o placar marcava 4/4, Estrella Burgos titubeou em seu saque, e deixou Bellucci abrir 0/40, com três chances de quebra. O brasileiro não desperdiçou, e garantiu o game, fazendo 5/4. Depois, bastou ao 35º do mundo confirmar seu serviço, com alguma dificuldade, para fechar a primeira parcial em 6/4.

O jogo se manteve no mesmo ritmo no segundo set. Tanto o brasileiro quanto o dominicano dominavam seus games de serviço, sem dar chance ao rival. Somente no primeiro game houve dificuldades para Estrella Burgos, mas o 58º do ranking conseguiu confirmar o saque. Depois disso, o que se viu foi um domínio completo por parte do jogador que estava no saque, até o 11º game, quando Thomaz voltou a ter chance de quebrar o saque do dominicano. Porém, mais uma vez, Estrella Burgos se salvou, e confirmou o serviço. Com Bellucci firme no saque, a partida foi para o tie-break.

No desempate, mais uma vez o equilíbrio foi grande, com os dois jogando muito bem em seus saques. Porém, no momento de decisão, o dominicano foi melhor e acabou fechando em 7/5, empatando a partida.

Na terceira parcial, o brasileiro demonstrou ter sentido a perda do segundo set, e acabou sendo quebrado logo no primeiro game. A vantagem deu confiança ao dominicano, que se impôs no saque, e conseguiu confirmar seus dois primeiros serviços, abrindo 3/1. Claramente nervoso, Thomaz jogou mal mais uma vez em seu saque, mas conseguiu se salvar e fazer 3/2. Porém, a situação do brasileiro não melhorou e Estrella Burgos continuou confirmando seus serviços com muita facilidade. No sétimo game, Bellucci voltou a perder seu saque, deixando o adversário abrir 5/2. Assim, bastou ao dominicano confirmar seu saque para garantir o segundo título da carreira, e o segundo no Equador.

Na Argentina, Clezar perde e não consegue vaga na chave principal

Em Buenos Aires, o gaúcho Guilherme Clezar (170º) perdeu para o português Gastão Elias (142º), por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 7/6(9). Com isso, o brasileiro acabou eliminado e não conseguiu uma vaga na chave principal do torneio, que contará com grandes nomes, como Rafael Nadal (5º), David Ferrer (6º), Jo-Wilfried Tsonga (9º) e John Isner (12º), entre outros.

Deixe seu comentário