Gazeta Esportiva

Bellucci cede virada para Monfils e cai na estreia pela 3ª vez seguida

São Paulo, SP

20/10/15 | 17:19 - 20/10/15 | 17:21

A má fase de Thomaz Bellucci ganhou novo capítulo nesta terça-feira. O melhor tenista do Brasil foi derrotado pelo francês Gael Monfils na estreia do ATP 250 de Viena. O paulista largou na frente, mas não resistiu ao favoritismo do 21º do mundo e cabeça de chave 6, sofreu a virada e caiu por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (5-7), 6/3 e 6/4, após 2h30 de embate.

Foi o terceiro revés consecutivo do brasileiro em estreias da chave simples. No início do mês, Bellucci foi derrotado pelo espanhol David Ferrer (7º) no ATP 500 de Pequim. Há uma semana, caiu para o canadense Milos Raonic (9º) na primeira rodada do Masters 1000 de Xangai. O tropeço na Áustria tira 110 pontos do atleta, que perde algumas posições no ranking. A quantidade exata será definida pelos resultados do restante da semana.

Também foi o terceiro duelo do brasileiro e do francês na história. Os dois se enfrentaram no Aberto da Austrália 2012 e no ATP de Acapulco 2009. Em ambos os confrontos, Bellucci ganhou um set, mas acabou eliminado. O próximo adversário de Monfils será o italiano Paolo Lorenzi, 71º do mundo. O duelo é inédito no circuito profissional.

Após duas derrotas seguidas para membros do top 10, Bellucci voltou a cair na estreia  (foto: Johannes Eisele/AFP)
Bellucci não resistiu ao favoritismo de Monfils e sofreu a terceira derrota seguida em estreias da ATP (foto: Johannes Eisele/AFP)

Desta vez, o paulista deu sinais de que saberia aproveitar a falta de ritmo do oponente. O francês não entrava em quadra desde a estreia do Aberto dos Estados Unidos, quando se lesionou e precisou abandonar o jogo contra o ucraniano Illya Marchenko. O brasileiro salvou dois break points em seu primeiro serviço e revidou com três ameaças ao saque do francês, todas desperdiçadas. Foi quando Monfils cresceu na partida aplicou a primeira quebra. Bellucci respondeu, mas acabou cometendo uma dupla-falta em seguida e deu a vantagem ao francês (4/2).

Quando vencia por 5/3, o francês acabou cometendo uma dupla-falta e permitiu o tiebreak. Os tenistas trocaram quatro mini breaks, até que Bellucci aproveitou um erro adversário para conquistar mais uma quebra e fechar a parcial.

No segundo set, o número 1 do Brasil desperdiçou três chances de quebra no quinto game. Monfils respondeu, e após duas chances perdidas, conquistou a única quebra do set para igualar o marcador.

O sexto favorito ao título aproveitou o ímpeto e abriu o terceiro set com uma quebra. Bellucci sofreu um apagão e não ofereceu qualquer resistência ao adversário, a não ser estender a partida ao salvar um break point no quinto game. Monfils administrou a vantagem e assegurou o triunfo e a classificação às oitavas de final.

As estatísticas comprovam o equilíbrio da partida. Bellucci liderou nos aces (11 a 9), enquanto Monfils foi melhor nos winners (34 a 31). O francês cometeu menos erros (28 a 40) e salvou duas de oito ameaças de quebra (75%), enquanto o brasileiro encarou 13 break points, e salvou nove (69%).

Deixe seu comentário