Austrália vence República Tcheca e vai enfrentar Finlândia nas semifinais da Copa Davis - Gazeta Esportiva
Austrália vence República Tcheca e vai enfrentar Finlândia nas semifinais da Copa Davis

Austrália vence República Tcheca e vai enfrentar Finlândia nas semifinais da Copa Davis

Gazeta Esportiva

Por AFP

22/11/2023 às 22:15

São Paulo, SP

À beira da eliminação na segunda partida de simples, a Austrália, atual vice-campeã, se classificou para as semifinais da Copa Davis ao derrotar a República Tcheca por duas vitórias a uma nas quartas de final, na noite desta quarta-feira, em Málaga, na Espanha.

Graças ao triunfo da dupla Matthew Ebden-Max Purcell sobre Jiri Lehecka-Adam Pavlasek, com parciais de 6-4 e 7-5, os australianos continuam vivos no torneio.

Eles enfrentarão na sexta-feira, nas semifinais, os surpreendentes finlandeses, que na terça derrotaram os canadenses, atuais detentores do troféu.

Mas a equipe australiana, capitaneada pelo ex-número 1 do mundo Lleyton Hewitt, quase foi eliminada deste torneio, depois de perder as primeiras partidas de simples e ficar a dois pontos da derrota na segunda, por 6-4 e 5-3.

Tomas Machac (78º no mundo) havia dado à República Tcheca, campeã em 2012 e 2013, o primeiro ponto contra a Austrália ao derrotar Jordan Thompson (56º) por 6-4 e 7-5 após uma batalha de cerca de duas horas.



A segunda partida de simples entre o número 1 tcheco Jiri Lehecka (31º no mundo) e o australiano Alex de Miñaur (12º no mundo) durou 2 horas e 30 minutos (4-6, 7-6 (7/2) e 7-5).

No primeiro set, Lehecka foi mais forte, vencendo por 6-4 e depois de quebrar rapidamente o saque de De Minaur no segundo set, caminhava rumo a uma vitória fácil em dois sets.

Mas, quando chegou a hora de sacar para vencer, Lehecka teve um apagão, deixando De Minaur vencer dois games sem a menor resistência para empatar em 5-5. Os dois tenistas tiveram que disputar um game decisivo em que o australiano foi mais forte, fechando em 7-6 (7/2) para levar a partida a um terceiro set.

De Minaur manteve o rumo quebrando o saque do adversário no início do terceiro set. Ele parecia dominar e acelerar rumo à vitória, mas Lehecka conseguiu devolver a quebra.

Com os dois empatados (5 a 5), De Minaur, com uma ótima defesa, teve dois break points, aproveitando o segundo. O australiano foi buscar a vitória na rede com um último voleio (7-5).

Na partida decisiva, a dupla australiana Matthew Ebden-Max Purcell, vencedora em Wimbledon em 2022, venceu com facilidade o primeiro set por 6-4.



Num segundo set muito mais disputado, os australianos acabaram quebrando o serviço dos adversários com 5-5 antes de mandarem sua equipe para as semifinais (7-5).

Os australianos, que vão entrar na quadra na sexta-feira como favoritos contra os finlandeses, tentarão chegar à final pelo segundo ano consecutivo.

A Itália enfrentará a Holanda na manhã desta quinta-feira, enquanto Novak Djokovic e a Sérvia enfrentarão a Grã-Bretanha à tarde.

Os vencedores destes dois confrontos das quartas de final disputarão a semifinal no sábado.

Conteúdo Patrocinado