Primeiro britânico a atingir o topo do ranking do tênis mundial, Andy Murray poderá ser chamado de “Sir” a partir de 2017. O escocês recebeu a honraria de Cavaleiro Comandante da Ordem do Império Britânico, um dos títulos concedidos pela Rainha Elizabeth II a personalidades de destaque do Reino Unido ao final de cada ano.
Aos 29 anos, Murray torna-se a pessoa mais jovem na história moderna a receber a condecoração. Segundo a Coroa britânica, o escocês mereceu a honraria não só por seus feitos no esporte, mas também por seu trabalho de caridade como embaixador da Unicef e de outras organizações.
LEIA TAMBÉM: Murray perde para Goffin nas semis em Mubadala; Nadal bate Raonic
Murray é a pessoa mais jovem a receber título de Cavaleiro do Império Britânico (Foto: Glyn Kirk/AFP)
Dentro de quadra, Murray desbancou Novak Djokovic no ranking da ATP após chegar à final do Masters 1000 de Paris, em novembro. Durante a temporada, ele chegou a três decisões de Grand Slam, conquistando o título em Wimbledon. O escocês também levou o ouro nos Jogos Olímpicos do Rio, chegando a um inédito bicampeonato olímpico.
Outros atletas também receberam títulos concedidos pelo Império Britânico, como o fundista Mo Farah. Nascido na Somália, ele foi um dos grandes nomes da Grã-Bretanha nas Olimpíadas, levando dois ouros, nos 5.000 e nos 10.000 metros rasos.
Dono de duas medalhas de ouro no Rio, "Sir" Mo Farah também recebeu honraria do Reino Unido (Foto: Eric Feferberg/AFP)