André Sá anuncia aposentadoria após disputa de torneios no Brasil - Gazeta Esportiva
André Sá anuncia aposentadoria após disputa de torneios no Brasil

André Sá anuncia aposentadoria após disputa de torneios no Brasil

Gazeta Esportiva

Por Redação

02/02/2018 às 13:32

São Paulo, SP

ícone do tênis brasileiro, André Sá anuncia aposentadoria após 22 anos de carreira (Foto: Divulgação)


Aos 40 anos de idade, sendo 22 de carreira, André Sá, um dos ícones do tênis no Brasil e fora do país, anunciou nesta sexta-feira sua aposentadoria das quadras. Nascido em Belo Horizonte (MG) e radicado em Blumenau desde 2003, André disputará na próxima semana o ATP 250 de Quito, no Equador, e depois receberá homenagens em suas duas últimas competições da carreira, ambas no Brasil, no Rio Open, ATP 500 jogado no Rio de Janeiro, a partir de 19 de fevereiro, e o Brasil Open, em São Paulo, a partir do dia 26 e onde defende título conquistado no ano passado.

Sá jogará as três competições finais da carreira ao lado de Thomaz Bellucci com o qual segue e seguirá como treinador para o restante da temporada 2018."Tomei a decisão no começo de Janeiro. Por varias razões, mas essa oportunidade com o Bellucci ajudou. Foi bem difícil essa decisão, levou alguns meses, somente depois do US Open que realmente comecei a pensar em parar. Sentia que era a hora certa de parar", disse Sá que como duplista conquistou onze títulos em 30 finais e alcançou, em 2009, o 17º lugar do ranking.

"Só espero uma última boa apresentação em casa junto da minha família nesses torneios. Quero ganhar também, sem dúvida serão semanas diferentes e emocionantes para mim", seguiu.

Considerado o mentor da atual geração brasileira de sucesso nas duplas como Marcelo Melo, Bruno Soares e Marcelo Demoliner, Sá é o brasileiro com maior participação em Jogos Olímpicos com quatro disputadas - 2004 em Atenas, 2008 em Pequim, 2012 em Londres e Rio de Janeiro em 2016. Nesta última, Sá atuou ao lado de seu pupilo, Bellucci, e derrotou a dupla formada por Andy Murray e Jamie Murray, que eram os melhores tenistas ranqueados na época.

Foi ainda Medalhista de Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canadá, em 1999. Teve mais de 100 parceiros na carreira e disputou 18 confrontos de Copa Davis ao tanto nas simples como nas duplas ao lado de nomes como Gustavo Kuerten.

Em simples, André também teve uma carreira de sucesso. Fez quartas de final em Wimbledon em 2002, atingindo o 55º lugar no ranking em agosto daquele ano. Esteve por quatro temporadas entre os 100 melhores do mundo e jogou contra quatro das melhores gerações do tênis como Pete Sampras/Andre Agassi. Guga/Marat Safin/Lleyton Hewitt Roger Federer/Rafael Nadal, Novak Djokovic/Andy Murray.

Por seus resultados em Wimbledon em simples e duplas, André é um dos poucos brasileiros que tem passe livre no torneio mais tradicional do tênis,o chamado Final 8 Club onde é convidado do torneio e pode levar um acompanhante para o restante da vida. O torneio e o clube são os mais restritos e seletos do mundo do tênis.

"Avalio minha carreira como de sucesso longevidade nunca e facil, não é ? Depende de muita de disciplina e comprometimento. Pontos altos foram Wimbledon, Medalha de Ouro no Pan 99, representar o Brasil na Copa Davis e o tanto de amizades que fiz nesses 22 anos de carreira. Ficou faltando mesmo um titulo de Grand Slam, esse era o objetivo principalmente quando comecei a jogar duplas", disse André.

 

Conteúdo Patrocinado