Novo líder mundial, Filipe Toledo é bicampeão em J-Bay - Gazeta Esportiva
Novo líder mundial, Filipe Toledo é bicampeão em J-Bay

Novo líder mundial, Filipe Toledo é bicampeão em J-Bay

Gazeta Esportiva

Por Redação

05/07/2018 às 14:43 • Atualizado: 05/07/2018 às 14:46

São Paulo, SP

A Brazilian Storm segue imparável! Pela quinta vez no ano o Brasil chega à vitória em uma etapa do Circuito Mundial de Surfe. São cinco campeões seguidos, já que apenas a primeira etapa foi vencida por um não-brasileiro. Em Jeffreys Bay, nesta quinta-feira (5), Filipe Toledo foi bicampeão na África do Sul, conquistou seu segundo troféu na temporada e, de quebra, é o novo líder do ranking mundial.

Filipinho agora veste a lycra amarela (Foto: Cestari/WSL)


Para chegar à mais uma final, Filipinho começou o dia enfrentando o amigo Gabriel Medina. Foi apenas a segunda vez que os brasileiros disputaram uma bateria na fase final e, com Julian Wilson caindo para Jordy Smith antes do duelo, o avanço às semis já levaria Toledo à liderança do ranking. Apesar do equilíbrio, Filipinho não deu chances à Medina, que, mesmo surfando boas ondas, não foi capaz de superá-lo.

Na semifinal, o brasileiro encarou um adversário polêmico. Com um histórico de três confrontos, sendo dois vencidos pelo japonês Kanoa Igarashi por interferências duvidosas, Filipinho foi absolutamente dominante dessa vez. Em apenas três ondas durante toda a bateria, o brasileiro conseguiu duas notas superiores a 9 e complicou a vida de Igarashi, vencendo fácil o oponente.

A final foi a reedição da decisão da etapa de Saquarema, no Rio de Janeiro, em maio. Contra o australiano Wade Carmichael, Filipinho teve mais trabalho do que nas ondas fluminenses, quando venceu fácil. Em J-Bay, os dois surfistas começaram bem a bateria final, e após os minutos iniciais, já haviam boas somatórias. O brasileiro fez uma ótima descida, com um reverse, rasgadas e um bonito tubo, que valeu 8,5. Não demorou muito para o australiano dar o troco e ganhar um 8,0 após um floater e boas rasgadas, encostando na pontuação de Filipe.

Para ficar mais tranquilo com uma margem maior, o brasileiro conseguiu um 8,3 já perto do fim, o que forçou Carmichael a arriscar nos últimos minutos. Wade até tentou um aéreo perigoso, mas caiu e viu Filipinho garantir a vitória.

Novo dono da lycra amarela, Filipinho comemorou o bicampeonato na África do Sul. "É um sentimento louco. Não podia ser mais especial aqui em J-Bay. Ótimas ondas, uma final contra o Wade Carmichael, que surfou muito bem e de maneira sólida. É um prazer surfar essa onda de novo e obrigado a todos. Tenho que agradecer muito a oportunidade de estar aqui. É sempre todo mundo receptivo aqui. Obrigado pela torcida".


A etapa feminina em Jeffreys Bay acontece entre os dias 6 e 16 de julho. Duas brasileiras brigam pelo título, Silvana Lima e Tatiana Weston-Webb. Tati é a terceira no ranking mundial e pode encostar nas líderes se conseguir mais uma boa campanha. No masculino, o próximo compromisso está marcado para os dias 10 e 21 de Agosto e acontece no Taiti, na praia de Tahupo'o.


Confira o ranking mundial após seis etapas:




1) Filipe Toledo (BRA) - 35,900
2) Julian Wilson (AUS) - 31,960
3) Gabriel Medina (BRA) - 25,685
4) Ítalo Ferreira (BRA) - 25,415
5) Jordy Smith (AFS) - 21,910

 

Conteúdo Patrocinado