Ministra francesa confirma Taiti para surfe dos Jogos Olímpicos - Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
Ministra francesa confirma Taiti para surfe dos Jogos Olímpicos apesar de danos em recife

Ministra francesa confirma Taiti para surfe dos Jogos Olímpicos apesar de danos em recife

Gazeta Esportiva

Por AFP

07/12/2023 às 17:10

São Paulo, SP

A ministra francesa dos Esportes e dos Jogos Olímpicos, Amélie Oudéa-Castéra, explicou nesta quinta-feira (7) que o teste que causou danos num recife da sede do surfe no Taiti "não havia sido bem preparado", mas descartou a possibilidade de mudar o local das competições.

A organização dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, marcados para julho e agosto, designou o Taiti, no Oceano Pacífico, como sede das competições de surfe entre 27 e 30 de julho.

O governo franco-polinésio decidiu suspender as obras na sede após os testes, durante os quais uma barcaça que iria instalar uma torre para os juízes rompeu o coral, segundo vídeos gravados pelas associações de defesa do ambiente.

A decisão de interromper estas obras foi comemorada na quarta-feira pela Federação Internacional de Surfe (ISA).



Questionada pela imprensa, a ministra informou que "houve um teste que claramente não foi bem preparado e não pôde ser realizado corretamente, e que infelizmente rompeu partes do coral. É obviamente algo a lamentar”.

"O próximo teste precisa ser cuidadosamente preparado", acrescentou.

Perguntada sobre uma possível mudança de local para a competição, a ministra respondeu: "não, não existe plano B. Estamos neste caminho, que é o correto, de ter uma nova torre de juízes com novas dimensões".

Em meados de novembro, os organizadores e o governo franco-polinésio revisaram o projeto inicial de uma torre de alumínio com uma proposta nova e mais leve para "limitar ao máximo os danos ambientais".

Conteúdo Patrocinado