Minerinho, Medina e Ítalo avançam à terceira fase na etapa de Fiji - Gazeta Esportiva
Minerinho, Medina e Ítalo avançam à terceira fase na etapa de Fiji

Minerinho, Medina e Ítalo avançam à terceira fase na etapa de Fiji

Gazeta Esportiva

Por Redação

03/06/2017 às 22:00

São Paulo, SP

Ítalo Ferreira garantiu vaga direta ao vencer a primeira bateria do dia (Foto: Ed Sloane/WSL)


A etapa de Fiji do Mundial de Surfe, na ilha de Tavarua, teve o início das baterias masculinas neste sábado, com a presença de diversos brasileiros. Destaques do país na competição nos últimos anos, Gabriel Medina e Adriano de Souza, o Mineirinho, conseguiram avançar de forma direta para a terceira fase. Outro que também garantiu vaga foi Ítalo Ferreira.

A classificação de Gabriel Medina veio após uma bateria de ondas pesadas neste sábado. Apesar das dificuldades, o brasileiro conseguiu uma ótima exibição na parte final e fez a melhor onda da série para fechar a somatória com nota 12.00 e avançar. Também na disputa, o compatriota Wiggolly Dantas não conseguiu o mesmo desempenho e irá para a repescagem após uma combinação de 5.63. O norte-americano Nat Young terminou com 7.43.

Um pouco mais cedo, Adriano de Souza também conseguiu sua classificação. Após uma bateria sólida, o brasileiro somou 10.83 e avançou ao bater o japonês Kanoa Igarashi, que fechou com 7.43, e seu compatriota Bino Lopes, que terminou com um modesto 3.30.

Além dos dois brasileiros campeões mundiais, outro atleta do país teve sucesso na primeira etapa. Abrindo a disputa, Ítalo Ferreira conseguiu classificação direta ao anotar 11.43 na somatória das notas, superando Kolohe Andino, que ficou com 11.00, e Joan Duru, que fechou com 3.94.

Quem não teve a mesma sorte foi Yago Dora, sensação da etapa do Rio de Janeiro. Após brilhar em Saquarema, o brasileiro não conseguiu se classificar de forma direta em uma bateria com a vitória do atual vice-líder da temporada Jordy Smith, e terá que disputar a repescagem.

Além dele, Jadson André também irá para a repescagem. O brasileiro ficou em segundo, com 9.33, em bateria vencida pelo português Frederico Morais, que anotou 10.44, e tentará seguir na competição na disputa da segunda fase.

Nas baterias sem brasileiros, prevaleceu o favoritismo. Atual campeão e líder do torneio, o havaiano John John Florence anotou 14.84 pontos e avançou com tranquilidade. Além dele, os australianos Matt Wilkinson e Owen Wright, ambos top 5 na temporada, também se classificaram diretamente para a terceira etapa ao anotarem 12.50 e 14.00, respectivamente.

O dia em Tavarua terá outras baterias válidas pela primeira fase. Os brasileiros Ian Gouveia e Miguel Pupo ainda lutam por uma vaga. O principal atrativo, porém, é a disputa que fecha a rodada inicial, já que irá reunir os multicampeões Mick Fanning e Kelly Slater.

Conlogue fica com o título no feminino - O dia de sábado também contou com a final feminina em Fiji. Em duelo com pouco desenvolvimento nas notas, a norte-americana Courtney Conlogue conseguiu ter um desempenho razoável e somou 8.74 para vencer a havaiana Tatiana Weston-Webb, que se arriscou na disputa, mas encerrou apenas com 5.53.

Com o resultado em Fiji, a norte-americana Courtney Conlogue assumiu a quarta colocação na tabela após o encerramento da quinta etapa do circuito mundial, com 31.800 pontos. Já a havaiana é a 10ª colocada, com 19.650.

Conteúdo Patrocinado