Classificados nos trials encaram Filipe e Mineirinho na estreia em Pipeline - Gazeta Esportiva
Classificados nos trials encaram Filipe e Mineirinho na estreia em Pipeline

Classificados nos trials encaram Filipe e Mineirinho na estreia em Pipeline

Gazeta Esportiva

Por Redação

10/12/2015 às 10:01 • Atualizado: 23/05/2017 às 18:12

São Paulo, SP

Está tudo pronto para o início da fase final do Circuito Mundial de Surfe (WCT), em Pipeline. Após o atraso decorrente do mar fraco no Havaí, as duas últimas vagas da chave principal foram preenchidas na triagem desta quarta-feira. O australiano Jack Robinson e o haviano Jamie O´Brien foram o primeiro e segundo colocados, respectivamente, terão a chance de cair na água com a elite do surfe mundial.

Natural do reduto havaiano e campeão do Pipeline Masters 2004, Jamie é especialista nas ondas locais. Ele enfrentará Filipinho Toledo e o norte-americano Kolohe Andino na bateria 5. Já Jack, de apenas 17 anos, enfrentará Adriano de Souza, o Mineirinho, e do taitiano Michel Bourez na bateria 4.

A classificação definiu também o adversário de Gabriel Medina. O defensor do título estreará no lugar em que se sagrou campeão em 2014 contra o convidado australiano Wade Carmichael e o havaiano Keanu Asing na bateria 3, enquanto o líder Mick Fanning enfrentará o havaiano Bruce Irons, campeão de Pipeline em 2001, e o também local Sebastian Zietz.

A janela em Pipeline vai até o dia 20 de dezembro. Três brasileiros seguem vivos na disputa e com chances de levar o título para casa: Filipinho, Mineirinho e Medin. O australiano Mick Fanning também pinta como um dos favoritos na conquista e é concorrente forte para os brasileiros -- ele só depende dos próprios resultados para levantar o caneco. Os australianos Owen Wright ou Julian Wilson também têm chances. Abaixo, o que os surfistas nacionais precisam para conseguir o sonhado título:

Principal rival de Fanning pelo título, Filipinho conheceu adversários da estreia (foto: Jimmy Wilson/WSL)
Principal rival de Fanning pelo título, Filipinho conheceu adversários da estreia (foto: Jimmy Wilson/WSL)


FILIPE TOLEDO:
Com ainda uma 25ª posição a descartar, Filipinho vencerá o título mundial se conquistar a etapa do Havaí, independentemente de qualquer resultado dos rivais. Veja outros cenários:

Se for vice-campeão: fica com o título desde que Fanning ou Mineirinho não terminem como campeões.

Se cair na semifinal: Fanning precisa parar também semifinal, e Mineirinho não pode ser campeão.

Se for eliminado nas quartas: Fanning precisa cair junto nas quartas, e Mineirinho tem que ser eliminado na semifinal.

Se não passar do quinto round: Fanning precisa cair na mesma fase, Mineirinho não pode passar das quartas e Medina não pode ser campeão.

Se cair no terceiro round: Fanning e Mineirinho precisam cair na mesma fase, Medina não pode ser vice e Owen Wright não ser campeão.

ADRIANO DE SOUZA:
Mineirinho também chega ao Havaí dependendo apenas de si. Caso o surfista do Guarujá vença a etapa do Havaí, se sagrará campeão mundial pela primeira vez. Veja outros cenários:

Se for vice-campeão: Fanning não pode chegar na final, e Filipinho precisa cair nas quartas.

Se parar na semifinal: Fanning não pode passar das quartas de final, e Filipinho precisar ser eliminado até o quinto round.

Se cair nas quartas: Fanning precisa perder até o quinto round, Filipinho no terceiro e Medina não pode ser campeão.

Se perder no quinto round: Filipe Toledo e Fanning não podem passar da terceira, e nem Medina e Wright serem campeões.

GABRIEL MEDINA:
Para buscar o bicampeonato, Medina precisa vencer no Havaí e contar com a queda de Fanning e Mineirinho na fase quartas de final; já Filipinho precisa cair no round 5.

Caso seja vice, o atual dono do troféu de campeão do mundo depende da eliminação de Fanning, Mineirinho e Filipinho na terceira rodada; Wright também não pode ser campeão.

Se Medina cair na semifinal, ainda há uma remota chance de conquista: Fanning e Mineirinho precisariam cair no round três, Filipe Toledo no dois e Owen Wright não poderia se sagrar vencedor da etapa.

Ranking da Liga Mundial de Surf 2015 (WSL):

1 – Mick Fanning (Austrália): 49,900
2 – Filipe Toledo (Brasil): 49,700
3 – Adriano De Souza (Brasil): 49,450
4 – Gabriel Medina (Brasil): 45,350
5 – Owen Wright (Austrália): 43,600
6 – Julian Wilson (Austrália): 41,450

Conteúdo Patrocinado