Após queda de Fanning, Mineirinho vacila e perde chance de liderar - Gazeta Esportiva
Após queda de Fanning, Mineirinho vacila e perde chance de liderar

Após queda de Fanning, Mineirinho vacila e perde chance de liderar

Gazeta Esportiva

Por Redação

25/10/2015 às 12:26 • Atualizado: 23/05/2017 às 18:12

São Paulo, SP

Mineirinho vacilou e perdeu a chance de reassumir a liderança (foto: Divulgação/WSL)
Mineirinho vacilou e perdeu a chance de reassumir a liderança (foto: Divulgação/WSL)


Adriano de Souza, o Mineirinho, desperdiçou uma grande oportunidade de assumir a ponta da Liga Mundial de Surfe (WCT). Principal concorrente do australiano Mick Fanning na briga pelo troféu, o surfista do Guarujá viu o rival ser eliminado pelo luso Frederico Morais na sexta bateria da terceira rodada, disputada neste domingo, nas águas portuguesas de Peniche. Dependendo de uma vitória para reassumir a liderança, o brasileiro não soube aproveitar a vantagem e acabou derrotado pelo local Vasco Ribeiro na bateria seguinte.

Contra Fanning, Morais conquistou nota 9.13 em sua primeira onda, e obrigou o tricampeão a correr atrás do prejuízo. O australiano respondeu com 8.40, mas não foi suficiente para evitar a derrota por 16.03 a 14.40 e abrir caminho para o segundo colocado superá-lo.

Na bateria de Mineirinho, Ribeiro largou na frente com nota 5.93. Inspirado pela possibilidade de vestir a camiseta amarela, o brasileiro ultrapassou o português ao somar 5.77 e 6.03 (11.80). O surfista da Brazilian Storm liderou até os 10 minutos finais, quando o luso, apoiado pela torcida, fez boas manobras, conquistou 8.43 e assumiu a ponta. O vice-líder até tentou reagir, mas não deu sorte com as ondas e foi eliminado.

O domingo realmente não foi um bom dia para os líderes. Terceiro colocado, o australiano Owen Wright caiu para o brasileiro Caio Ibelli na repescagem (13.33 a 12.37), enquanto Julian Wilson, em quarto, não passou do haviano Mason Ho (13.93 a 13.06). O norte-americano Kelly Slater, na sétima posição, não resistiu ao compatriota Brett Simpson (13.54 a 8.06) e também está fora. Os resultados apimentam a briga pelo título, que só será definido na última fase, na tradicional etapa de Pipe Masters, no Havaí.

Quem teve as esperanças renovadas foi Filipinho Toledo. Em sexto lugar, quase 10 mil pontos atrás de Fanning, o brasileiro destruiu o Mason Ho na terceira rodada (14.70 a 2.76) e segue vivo na corrida pelo troféu. Gabriel Medina, quinto colocado, venceu Ibelli na última bateria com a maior nota da rodada: 9.50 (placar final de 17.67 a 15.87). Se vencer a etapa, o atual campeão mundial verá as chances de brigar pelo bicampeonato aumentarem consideravelmente.

Filipinho faz 9.77 e vai às quartas 

Também neste domingo, ocorreram as duas primeiras disputas da quarta rodada, que não é eliminatória e manda os perdedores à repescagem e os vencedores às quartas de final. Filipinho já garantiu sua vaga ao surfar a melhor onda do dia (9.77) anotar 19.00 na sofrida bateria contra os norte-americanos Kolohe Andino (18.00) e Brett Simpson (17.57). Algoz de Fanning, Frederico fez 14.96 e venceu o norte-americano Nat Young (14.50) e o australiano Joel Parkinson (7.43).

 

 

Conteúdo Patrocinado