Seleção da Suécia esperava poder jogar com braçadeira colorida no Europeu (Foto: Divulgação)
A Federação Europeia de Handebol (EHF) criou uma regra que impede o capitão da seleção da Suécia, Tobias Karlsson, de utilizar uma braçadeira com a bandeira do arco-íris no Campeonato Europeu da modalidade, que tem início nesta sexta-feira na Polônia.
Karlson usou a faixa de capitão com as cores da bandeira da causa LGBT nas partidas de preparação da Suécia para o evento e pretendia repetir o ato no Europeu. Ele garante que a iniciativa não foi pensada para protestar contra a proibição da união civil entre pessoas do mesmo sexo na Polônia, mas sim demonstrar apoio às minorias.
“A faixa de capitão é considerada como parte do equipamento e consequentemente deve ser uniforme. Precisa ser de uma só cor ou das cores nacionais da equipe", diz o comunicado emitido pela EHF.
Vice-campeão olímpico com a Suécia em Londres 2012, Karlsson lamentou a decisão da entidade e revelou que capitães de outras seleções, como Noruega e Islândia, também adotariam a braçadeira colorida. O Campeonato Europeu de handebol, disputado de 15 a 31 de janeiro na Polônia, classifica seu campeão para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.
"É uma pena que a EHF proíba que nós mostremos defender a tolerância, a humanidade e a igualdade entre todos", disse.