Stephan Barcha é o campeão do GP Internacional na 51ª Copa São Paulo - Gazeta Esportiva
Stephan Barcha é o campeão do GP Internacional na 51ª Copa São Paulo

Stephan Barcha é o campeão do GP Internacional na 51ª Copa São Paulo

Gazeta Esportiva

Por Redação

12/06/2022 às 20:02

São Paulo, SP

Fechando o Concurso de Salto Internacional e Nacional de Salto 51ª Copa São Paulo, na Sociedade Hípica Paulista, o cavaleiro olímpico Stephan Barcha mais uma vez confirmou a excelente forma e saiu campeão.

Montando Chevaux Primavera Montana Império Egípcio, Stephan faturou o título do GP Troféu Roberto Luiz Joppert, a 1,55/1,60m, válido como seletiva para formação Time Brasil nos Jogos Sul-americanos 2022 no Paraguai, Final da Copa do Mundo 2023 nos EUA e quarta etapa do ranking brasileiro sênior top 2022.

Dos 36 conjuntos, conforme a regra, os 12 melhores, entre os quais seis sem faltas, avançaram para a segunda e decisiva volta, com armação do course-designer argentino Ivan Tagle. Por ter sido o mais rápido entre os conjuntos zerados com suas duas montarias, Stephan foi o penúltimo e último em pista, precisando "apenas" garantir percurso limpo, uma vez que todos os ouros concorrentes haviam cometido pelo menos um derrube.

Mantendo regularidade e performance, Stephan Barcha e Chevaux Primavera Montana Império Egípcio, BH de apenas dez anos, cumpriram a meta com percurso cuidadoso sem faltas nos obstáculos em 61s19 e fecharam com apenas dois pontos perdidos por ultrapassar o tempo limite, faturando o título do GP.

Com o resultado, Stephan, campeão brasileiro sênior top 2021, mantém a liderança do ranking sênior top 2022 e abre caminho para convocação nos Jogos Sul-Americanos 2022, já de olho no Pan 2023 e em Paris 2024.

"Estou muito feliz, acho que o processo da Primavera está muito sólido. É uma égua que monto desde muito nova. A cada GP, ela evolui, só faz zero. Foi o 12º percurso do ano e 12º zero. É muita consistência e algo raro que eu me orgulho muito, porque a gente trabalha muito para isso. Nossos próximos passos são o Campeonato Brasileiro e última seletiva para o Odesur (Jogos Sul-Americanos). Ela está em preparação para ano que vem buscar uma vaga no Pan e em Paris 2024", destacou o campeão.

O vice-campeonato ficou com as consagrados Marcello Ciavaglia e GR Garuda, BH de 14 anos, com qual já garantiu inúmero títulos no circuito nacional. A dupla fez percurso limpo na segunda volta e ótima marca de 42s04, fechando com os quatro pontos da primeira passagem.

Já em terceiro lugar chegou Sergio Marins com California 19, olderburgo de 13 anos, zerado na primeira passagem e que amargou uma falta na segunda volta, em 54s21. Com bela atuação, o cavaleiro da casa Vitor Dantas Medeiros com AG emplacou em quarto lugar, seguido por Rafael Collares Lucas da Rosa montando o Horus Método e Artemus de Almeida com o Dubruch Jmen, totalizando, respectivamente, 4, 5 e 8 pontos, em 60s08, 61s54 e 53s80. A disputa distribuiu R$ 200 mil em premiação.

Conteúdo Patrocinado