Stephan Barcha com Primavera Montana fatura título do Brasileiro Senior Top - Gazeta Esportiva
Stephan Barcha com Primavera Montana fatura título do Brasileiro Senior Top

Stephan Barcha com Primavera Montana fatura título do Brasileiro Senior Top

Gazeta Esportiva

Por Redação

31/10/2021 às 23:48

São Paulo, SP

Sem um único ponto perdido e liderando do começo ao fim, Stephan Barcha, 31, montando Primavera Montana, de apenas nove anos, faturou seu primeiro título brasileiro Senior Top. A dupla que vem de vitória no GP Internacional Indoor, prometeu, voltou e cumpriu: sagrou-se campeã no Campeonato Brasileiro Senior Top (rendimento máximo), disputado a 1.50/160m, que terminou nesse domingo, na Sociedade Hípica Paulista.

"É muito tempo trabalhando e lutando por um sonho para chegar nisso. Hoje eu tenho família, trabalho, mas quando eu era garoto foi difícil. Em 2003, ganhei o Brasileiro Mirim, em 2006, o Brasileiro de Juniores e em 2009 o Brasileiro de Young Riders. Na categoria Senior Top, bati na trave algumas vezes (terceiro em 2020 e vice em 2019) para conquistar o título brasileiro Senior Top e hoje deu tudo certo", comemorou Stephan, que zerou e venceu a primeira e segunda prova e também zerou as duas voltas do GP Final.

"Então hoje fecho um ciclo de campeonatos nacionais, praticamente ganhando todos títulos do alto rendimento. Para chegar nisso, precisei de muita gente: meu pai e minha mãe que sempre lutaram muito para me manter no esporte, depois a todos as pessoas que me ajudaram na carreira desde de garoto, primeiros professores, meus técnicos, equipe Chevaux e amigos. Agradeço por último e não menos importante, ao proprietário da Primavera Montana, José Romero Dias Gomes, que acreditou nesse projeto desde que ela é nova", destacou o campeão, bastante emocionado.

Stephan Barcha e Primavera Montana no salto sobre o rio (água) (Foto: Reprodução/Danilo Schreines)


Stephan também rasgou elogios a Primavera Montana. "Essa égua talvez é um dos melhores cavalos que eu já montei na minha vida. Construo ela de modo muito pensado. Ano passado, eu não coloquei ela no Campeonato Brasileiro, por saber que ela é muito nova. Há três semanas, na vitória do GP no Indoor, eu já tinha comentado que o nosso objetivo seguinte era o Brasileiro", comentou.

"Agora é dar sequencia no processo, entender aonde estamos, ir ao Winter Equestrian Festival (EUA) no início de 2022, fazer o nosso melhor, e seguir sonhando. Ir bem nos EUA, também temos o Campeonato Mundial ano que vem, se for pra ser, vai ser. Depois o Pan-americano 2023 e a minha grande meta que é Paris 2024", finalizou o campeão.

Em excelente fase, ficou com o vice-campeonato a amazona amadora de Brasília Luciana Lossio, 47, com Lady Loisse JMen, conjunto vice-campeão do GP na 50ª Copa São Paulo na Hípica Paulista e campeão do GP da Copa Sabemi no Rio de Janeiro. A dupla fechou o campeonato com apenas 5 pontos perdidos: uma falta no primeiro dia, pista limpa na segunda prova e apenas um ponto perdido na primeira volta do GP final. A destacar que o último título brasileiro Senior Top de uma amazona foi em 2008 com a amazona Camila Mazza Benedicto e agora ,13 anos depois, Luciana é a primeira vice-campeã.

Luciana Lossio, primeira amazona vice-campeã em 13 anos, com Louise JMen (Foto: Reprodução/Danilo Schreines)


Com os títulos de campeão e vice no Brasileiro Senior Top e dentro dos índices técnicos estabelecidos para Confederação Brasileira de Hipismo, Stephan e Luciana, com suas respectivas montarias, estão convocados a defender o Brasil no Winter Equestrian Festival no início de 2022, nos EUA.

Ainda resta uma vaga na seletiva do ranking Senior Top para o Winter Equestrian Festival, que pode ser alcançada por somente dois conjuntos de acordo com os critérios técnicos (número de faltas): Marcello Ciavaglia montando GR Garuda, que garantiu duplo zero do GP Final do Brasileiro e venceu a prova com o tempo mais rápido na segunda volta, fechando o Brasileiro com 8 pp na terceira colocação; e Flávio Grillo com Lorentino JMen, quarto colocado no GP Final e classificação Final do GP, totalizando 9 pp.

O evento nos EUA vale como observatória para as seletivas na Europa para formação do Time Brasil no Mundial em agosto de 2022, em Herning, na Dinamarca.

Brasileiro Senior Top 2021

1º lugar: Stephan Barcha / Primavera Montana - FHBR - 0 ponto perdido (pp)2º lugar: Luciana Lossio / Lady Loisse JMen - FHBR - 5 pp3º lugar: Marcello Ciavaglia / GR Garuda - FEERJ - 8 pp4º lugar: Flavio Grillo / Lorentino JMen - FHBR - 9 pp5º lugar: Raphael Machado Leite / Filou Império Egípcio - FPH - 11 pp6º lugar: Cleison Botelho / Dom da Essencia - FPH - 21 pp

Conteúdo Patrocinado