Mais Esportes

Sociedade Hípica Paulista recebe qualificativa de Adestramento

São Paulo , SP
26/04/2019 12:38:24

Em: Mais Esportes
Disputa ocorre neste final de semana visando os Jogos Pan-Americanos (Foto: Erica Costa/CBH)

Neste final de semana, dias 27 e 28/04, a Sociedade Hípica Paulista recebe o Concurso de Adestramento Internacional Laffranchi, a segunda de quatro qualificativas visando a formação do Time Brasil de Adestramento nos Jogos Pan-americanos 2019.

Fazem parte da seletiva sul-americana 18 conjuntos, e ao lado dos candidatos a uma vaga no Pan, os concorrentes da série Nacional também são julgados pelo mesmo júri. O julgamento cabe ao holandês Eduard de Wolff van Westerrode, juiz olímpico 5, ao lado da brasileira Claudia Mesquita, os argentinos Cesar Lopardo Grana e Sandra Smith de Oliveira Martins e a experiente Lindinha Macedo, que integra o time na série Nacional.

Fizemos uma escolha criteriosa no convite aos juizes em nossas qualificativas. No Internacional de maio, o francês Raphael Saleh é o juiz 5 convidado e o espanhol Paco Guerra, o juiz 5 na última qualificativa pan-americana em junho”, explica a juíza e diretora do CBH, Sandra Smith de Oliveira Martins.

O adestramento brasileiro detém até hoje quatro medalhas de bronze por equipes em Jogos Pan-americanos:no México 1975, Caracas 1983, Rio de Janeiro 2007 e Toronto 2015, além de um bronze individual conquistado por Orlando Facada montando Premiado em Caracas.

Nas três modalidades do hipismo no Pan 2019, os Times Brasil de Adestramento, Salto e Concurso Completo também buscam a qualificação olímpica. No Adestramento habilitam-se para Tóquio 2020 os dois países melhores colocados, ou seja, a equipe qualifica o país para os Jogos. Os EUA já estão pré-qualificados, assim caso o país conquiste ouro ou prata, o país medalha de bronze também se habilita para óoquio. Vale lembrar que, pela primeira vez no hipismo em Jogos Olímpicos, as equipes serão formadas por apenas três integrantes (antes eram quatro).