Repaginada, Volta Ciclística de Guarulhos começa nesta quinta - Gazeta Esportiva
Repaginada, Volta Ciclística de Guarulhos começa nesta quinta

Repaginada, Volta Ciclística de Guarulhos começa nesta quinta

Gazeta Esportiva

Por Thiago Tassi*

19/07/2017 às 18:45 • Atualizado: 19/07/2017 às 18:50

São Paulo, SP

Repaginada, maior e mais atrativa aos competidores: assim foi apresentada a segunda Volta Ciclística Internacional de Guarulhos, nesta quarta-feira, na coletiva de exposição das novidades da prova deste ano e 'marco zero' oficial do início do evento – os atletas pedalam, de fato, a partir da manhã desta quinta, com largada marcada para às 11h (de Brasília).

“Este ano a prova está mais robusta, tem quatro etapas, é mais longa. Todas elas em estradas. Tem passagens pela cidade também, mas não tem o circuito. Então, além de ter mais etapas, a prova vai visitar outras cidades. São em torno de 12 municípios que vamos atender, e com muita subida, com muita qualidade”, afirmou José Claudio dos Santos, o Facex, diretor-geral da prova.

José Claudio dos Santos é organizador e idealizador da Volta de Guarulhos (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


No ano passado, a primeira edição da volta organizada pela Associação Desportiva Facex, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, e com apoio da Prefeitura de Guarulhos, teve um percurso menor. Atualmente, são 566 km de trajeto – nos quatro dias de competição, a começar nesta quinta-feira, a largada será feita em frente ao Bosque Maia, ponto turístico da cidade-sede, na Avenida Paulo Faccini.

“A diferença é que ano passado a gente fez duas etapas só. Uma etapa de abertura em um circuito de 3 km, dentro da cidade, e no último dia uma prova de estrada utilizando a Rodovia Presidente Dutra”, disse o principal responsável pela execução do projeto.

Com a significativa mudança no trajeto total, afinal foram apenas duas etapas no ano anterior, a organização do evento conseguiu atrair equipes e competidores de maior nível, com participação de estrangeiros, inclusive, e deixar a disputa ainda mais acirrada.

“O nível dos competidores também está mais afinado. São equipes que a gente convidou. E convidamos com antecedência para eles se prepararem, para eles estarem mais treinados para o percurso. Muita subida, muita descida, uma parte plana. Então eles conseguiram fazer uma preparação adequada, em cima das características da competição”, completou.

A Volta Ciclística Internacional de Guarulhos acontece entre os dias 20 e 23 de julho. No domingo, último dia de prova, é aberta ao público geral e os atletas precisam chegar com uma hora de antecedência da largada de sua bateria para efetuarem a inscrição gratuita – custeada pela Lei de Incentivo ao Esporte.

Secretário de esportes de Guarulhos, Ilton Jorge de Assis Roque esteve presenta no lançamento da prova (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


Confira, abaixo, a programação completa da Volta de Guarulhos:

Dia 20 (quinta-feira)
11h (de Brasília) – 1ª Etapa – Guarulhos / São José / São José / Guarulhos – 165 km

Dia 21 (sexta-feira)
11h (de Brasília) – 2ª Etapa – Guarulhos / Mairiporã – 90 km

Dia 22 (sábado)

11h (de Brasília) – 3ª Etapa – Guarulhos / Nazaré Paulista / Igaratá / Santa Isabel / Guarulhos – 158.3 km

Dia 23 (domingo)

8h (de Brasília) – 4ª Etapa – Guarulhos / Arujá / Arujá / São Paulo / Guarulhos – 153 km

*Especial para a Gazeta Esportiva

Conteúdo Patrocinado