Projeto social de Johan Cruyff em São Paulo completa 5 anos - Gazeta Esportiva
Projeto social de Johan Cruyff em São Paulo completa 5 anos

Projeto social de Johan Cruyff em São Paulo completa 5 anos

Gazeta Esportiva

Por Redação

10/12/2015 às 19:31 • Atualizado: 25/05/2017 às 17:34

São Paulo, SP

(Foto: Gustavo Vaz)
(Foto: Gustavo Vaz)


O Projeto Cruyff Court, estabelecido em Ermelino Matarazzo, Zona Leste de São Paulo, completou cinco anos no último mês de novembro. A iniciativa faz parte de um projeto mundial criado pelo ídolo holandês Johan Cruyff, e possui mais de 200 unidades espalhadas pelo mundo.

A fundação holandesa escolheu a região da capital paulista por se tratar de um local periférico e que sofre com violência, tráfico de drogas e crime. Com a chegada do projeto, crianças e jovens de 7 a 17 anos passaram a se ocupar com novas atividades, nos momentos diários em que estão fora do período escolar.

O futebol é o foco das atividades, mas disputa espaço com oficinas sobre cidadania, responsabilidade social e respeito, para auxiliar os adolescentes a interagir melhor com a família e a sociedade.

Johan Cruyff, eleito pelo IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) o maior jogador europeu do século XX, tirou a ideia do papel em 1997, visando uma melhor qualidade de vida para crianças de baixa renda e das periferias. A unidade de Ermelino Matarazzo, criada em 2010, foi a primeira fundada nas Américas, e já contou com cerca de 1500 alunos participantes.

Conteúdo Patrocinado