Prêmio Laureus: Djokovic e Bonmatí conquistam troféus de atletas do ano - Gazeta Esportiva
Prêmio Laureus: Djokovic e Bonmatí conquistam troféus de atletas do ano

Prêmio Laureus: Djokovic e Bonmatí conquistam troféus de atletas do ano

Gazeta Esportiva

Por Redação

22/04/2024 às 18:41 • Atualizado: 22/04/2024 às 18:45

São Paulo, SP

Nesta segunda-feira, em Madri, capital da Espanha, ocorreu a 25ª edição do Prêmio Laureus, cerimônia que elegeu os principais nomes do esporte em 2023. O tenista sérvio Novak Djokovic levou o troféu de melhor atleta homem do ano, enquanto a jogadora Aitana Bonmatí, do Barcelona, foi eleita a melhor atleta mulher.

Djokovic conquistou o prêmio pela quinta vez em sua carreira - ele ganhou em 2012, 2015, 2016 e 2019. O sérvio foi campeão de três dos quatro principais campeonatos do tênis masculino e recebeu o troféu das mãos de Tom Brady, lendário jogador de futebol americano.

"Sinto-me incrivelmente honrado por ter conquistado o meu quinto prêmio Laureus de melhor atleta homem do ano. Recordo-me de 2012, quando eu ganhei pela primeira vez, com 24 anos. Estou muito orgulhoso por estar aqui 12 anos depois, refletindo sobre um ano que me trouxe a mim e aos meus fãs muita emoção e sucesso", disse Djokovic.


Bonmatí foi a primeira jogada de futebol a vencer o Prêmio Laureus. A espanhola foi campeã da Copa do Mundo feminina com a Espanha e levou os títulos da Liga F e da Liga dos Campeões pelo Barcelona, além dos prêmios individuais The Best FIFA e Bola de Ouro. A atleta, que recebeu o troféu de Usain Bolt, destacou a importância desta conquista.

"Desde Serena Williams a Simone Biles, passando por Lindsey Vonn, Naomi Osaka e a vencedora do ano passado, Shelly-Ann Fraser-Pryce, todas elas são atletas incríveis que não só se destacaram nos seus esportes, como também foram modelos incríveis para as gerações de mulheres jovens e mais velhas. Ser a primeira futebolista a ganhar este prêmio torna-o ainda mais especial e espero representar o meu esporte da mesma forma que essas grandes campeãs o representaram", comentou.

A skatista Rayssa Leal e o surfista Filipe Toledo representaram o Brasil na categoria melhor atleta de esportes de ação. No entanto, o troféu ficou com a jovem australiana Arisa Trew, de apenas 14 anos, que fez história em 2023 ao se tornar a primeira mulher a conseguir um 720 (duas rotações completas) no skate vertical.

Outro premiado foi o inglês Jude Bellingham, do Real Madrid, que foi eleito atleta revelação de 2023. O tenista espanhol Carlo Alcaraz, vencedor do prêmio em 2022, entregou o troféu ao meia.

Confira a lista completa dos vencedores


Prêmio Laureus de Melhor Atleta Homem do Ano: Novak Djokovic;

Prêmio Laureus de Melhor Atleta Mulher do Ano: Aitana Bonmatí;

Prêmio Laureus de Equipe do Ano: Seleção Feminina de Futebol da Espanha;

Prêmio Laureus de Revelação do Ano: Jude Bellingham;

Prêmio Laureus de Retorno do Ano: Simone Biles;

Prêmio Laureus Esporte para o Bem: Fundación Rafa Nadal;

Prêmio Laureus de Melhor Paratleta do Ano: Diede de Groot;

Prêmio Laureus de Melhor Atleta nos Esportes de Ação do Ano: Arisa Trew.

Conteúdo Patrocinado