Parapan é iniciado oficialmente com cerimônia em estádio - Gazeta Esportiva
Parapan é iniciado oficialmente com cerimônia em estádio

Parapan é iniciado oficialmente com cerimônia em estádio

Gazeta Esportiva

Por Redação

07/08/2015 às 23:00 • Atualizado: 07/08/2015 às 23:10

São Paulo, SP

A delegação brasileira é a maior dos Jogos Parapan-Americanos de 2015 (Foto: Divulgação)
A delegação brasileira é a maior dos Jogos Parapan-Americanos de 2015 (Foto: Divulgação)


Os Jogos Parapan-Americanos de 2015 foram abertos oficialmente nesta sexta-feira, no estádio de atletismo da Universidade de York, em Toronto, no Canadá. A cerimônia de abertura da competição contou com apresentações musicais e teatrais. A delegação brasileira, liderada pela porta-bandeira Terezinha Guilhermina, foi uma das mais animadas do desfile.

O início do cerimonial foi ao som do hino canadense. Logo após, grupos de danças típicas se apresentaram ao público presente no estádio. Depois foi a vez do desfile das delegações. País com o maior número de atletas do Parapan (272), o Brasil foi o quinto a entrar. O Canadá, como anfitrião, encerrou a parada.

Após o desfile dos atletas, um grupo de teatro se apresentou, soltando bexigas em formatos de pombas ao final do espetáculo. Na sequência, José Luiz Campo, presidente do Comitê Paralímpico das Américas (APC), fez um discurso exaltando a competição.

No fim, a tocha do Parapan foi acesa pela canadense Chantal Benoit, ex-jogadora do basquete de cadeira de rodas. Antes dela, o objeto foi revezado por Steve Daniel, Dominic Larocque, Rick Mercer, Rick Hansen e Chantel Petitclerc.

Conteúdo Patrocinado