Ostapenko vence Halep e fatura o título de Roland Garros - Gazeta Esportiva
Ostapenko vence Halep e fatura o título de Roland Garros

Ostapenko vence Halep e fatura o título de Roland Garros

Gazeta Esportiva

Por Redação

10/06/2017 às 12:30 • Atualizado: 10/06/2017 às 15:20

São Paulo, SP




Jelena Ostapenko é campeã de Roland Garros aos 20 anos de idade. A atleta da Letônia, número 47 do ranking mundial, contrariou as expectativas ao longo do torneio e não fez diferente na final: superou neste sábado a favorita Simona Halep (4ª), da Romênia, com triunfo por 2 sets a 1, em parciais de 4/6, 6/4 e 6/3 para fazer história levando o título do Grand Slam do saibro.

É a primeira grande conquista da carreira da jovem tenista, que na campanha até se sagrar campeã deixou pelo caminho outras competidoras de nome, como Caroline Wozniacki e Samantha Stosur.

Halep iniciou a partida sendo surpreendida, e sofreu quebra logo no game que abriu o jogo. No entanto, a romena soube se recuperar ao longo da primeira parcial, devolveu três quebras para cima de Ostapenko e com maior ímpeto em seus serviços, confirmou o primeiro set a seu favor.

Como se espera em uma final de Grand Slam, a disputa foi de nível alto e bastante equilibrada, e a letã de apenas 20 anos soube reagir no período seguinte. Com maior consistência em seu jogo para quebrar Halep três vezes, Jelena ditou o ritmo na parcial e sacramentou o empate, forçando a realização do terceiro e derradeiro set.

Uma quebra de Halep no quarto game, que permitiu que romena abrisse 3/1, parecia mostrar que a glória iria pender para o lado da tenista mais experiente e ranking mais alto. Ostapenko, no entanto, não se abalou: respondeu ao ímpeto de sua adversária com agressividade invejável para quebrar seus três saques seguintes, além de confirmar as posses que teve na sequência.

Na conclusão da partida, Halep não conseguiu esboçar reação contra a energia demonstrável por sua jovem oponente, e a letã só precisou do primeiro match point para fechar o jogo e marcar seu nome na história do tênis feminino.

Conteúdo Patrocinado