Nicholas comemora prata e Cielo sai alarmado para Rio 2016 - Gazeta Esportiva
Nicholas comemora prata e Cielo sai alarmado para Rio 2016

Nicholas comemora prata e Cielo sai alarmado para Rio 2016

Gazeta Esportiva

Por Redação

03/08/2015 às 13:15

São Paulo, SP

Nicholas Santos conquistou a inédita prata nos 50m borboleta (Foto: Satiro Sodré/SS Press/CBDA)
Nicholas Santos conquistou a inédita prata nos 50m borboleta (Foto: Satiro Sodré/SS Press/CBDA)


A final dos 50m borboleta no Campeonato Mundial de esportes aquáticos de Kazan teve dois atletas brasileiros com sentimentos bastante diferentes. Nicholas Santos comemorou a medalha de prata conquistada. Já Cesar Cielo saiu da piscina com seu domínio na prova quebrado, reclamando de desconforto no ombro e alarmado para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.

A disputa por medalha dos 50m borboleta em Kazan foi vencida pelo francês Florent Manaudou, que nadou a 22s97. Nicholas ficou com a prata com 23s09 e Laszlo Cseh e Korand Czerniak dividiram o bronze com a marca de 23s15. Bicampeão da prova em Xangai 2011 e Barcelona 2013, Cielo foi o sexto com 23s21.

“Estava bem consciente do que queria fazer. Ficou um pouco distante do meu melhor, mas é final de Mundial, com o Manadou, o Cesar. Só tem campeão olímpico e mundial. Treinei para fazer o meu melhor e era isso o que tinha. Fico muito feliz por dar uma medalha de prata para o Brasil”, disse Nicholas à Sportv.

Já Cielo viu seu domínio em mais uma prova ser quebrado por Florent Manaudou. Foi o francês que impediu Cielo de conquistar o bicampeonato dos 50m livre nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Campeão em Pequim 2008, o brasileiro acabou com o bronze na capital inglesa, em prova vencida pelo velocista europeu. O troco veio no ano seguinte, em que o brasileiro foi campeão mundial dos 50m livre, com o francês fora do pódio na quinta posição, e chegou ao terceiro título consecutivo.

Cielo conquistou os 50m borboleta nos Mundiais de Xangai 2011 e Barcelona 2013 e chegou à Rússia com o segundo melhor tempo da temporada – superado apenas por Nicholas -, mas reclamando de dores no ombro. Foi à semifinal em 14º de 16 classificados e só alcançou a briga por medalhas na oitava e última posição, com 0s01 de vantagem para o nono colocado.

No domingo, quando foram disputadas as eliminatórias e semifinais, o nadador paulista já tinha acusado o desconforto. Por causa das dores, não integrou a equipe nacional no revezamento 4x100m livre. Sem o velocista, o Brasil ficou com a quarta colocação, deixando escapar o que seria um pódio histórico.

“Não tinha nada a perder, estava em oitavo. A prova acabou não sendo boa de novo. A chegada foi ruim. A saída, mais ou menos. Mas esperava estar muito melhor nesse campeonato. Baixei um pouquinho em relação a ontem, mas está difícil. Não estou nadando bem, nem tem o que falar. É corrigir tudo isso para chegar bem às Olimpíadas”, disse Cielo.

O brasileiro, que não participou dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 para se preparar para o Mundial, ainda tem na sua programação em Kazan os 50m livre, em que é tricampeão mundial. Ele subiu ao lugar mais alto do pódio em Roma 2009, Xangai 2011 e Barcelona 2013, além de ser recordista mundial da prova e campeão dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

“O Cesar ainda vai nadar os 50m livre. Embora não tenha ido tão bem, é um cara que tem que ser respeitado por tudo o que já fez. Agora vamos torcer para todo o mundo”, analisou Nicholas.

Conteúdo Patrocinado