Histórico! Brasil faz dobradinha pela primeira vez no Mundial de Esportes Aquáticos - Gazeta Esportiva
Histórico! Brasil faz dobradinha pela primeira vez no Mundial de Esportes Aquáticos

Histórico! Brasil faz dobradinha pela primeira vez no Mundial de Esportes Aquáticos

Gazeta Esportiva

Por Redação

24/07/2019 às 09:27 • Atualizado: 24/07/2019 às 11:28

São Paulo, SP




O Brasil alcançou um resultado inédito na manhã desta quarta-feira nas piscinas da Coreia do Sul. Felipe Lima conquistou a medalha de prata e João Gomes levou a de bronze na prova dos 50m peito do Campeonato Mundial de natação, que está sendo disputado em Gwangju. O ouro ficou com o britânico Adam Peaty, mas o resultado é realmente em dose dupla: nunca dois atletas do Brasil foram ao pódio em uma mesma prova do Mundial em piscina longa.

Peaty foi o grande campeão com 26s06, seguindo por Felipe Lima, com 26s66, e João Gomes, com 26s69. O curioso é que essa dobradinha quase aconteceu, lá em 2017, quando João conquistou a medalha de prata e Felipe terminou na quarta posição. Agora, porém, o resultado duplo veio.

Os dois eram favoritos ao pódio. Felipe era o líder do ranking, com 26s33 feitos em uma etapa do Circuito Mare Nostrum, e João era o terceiro da classificação. No entanto, Adam Peaty acabou assumindo a liderança do ranking com as marcas alcançadas nas eliminatórias e na semifinal.

A "má" notícia é que os 50m peito só é disputada em Campeonatos Mundiais, ou seja, não fazem parte das Olimpíadas e, portanto, não será disputado em Tóquio 2020.

Com essas medalhas conquistadas, o Brasil chega a 43 em sua história: nove medalhas de ouro em provas de piscina e seis em águas abertas; doze pratas, com oito na piscina e três nas águas abertas; e 16 bronzes, oito na natação e sete nas águas abertas.

Mais feitos

Além dos brasileiros, o húngaro Kristóf Milák, de apenas 19 anos, não apenas conquistou o ouro nos 200 metros borboleta no Mundial, como também deixou para trás o recorde mundial da lenda americana Michael Phelps ao fazer a prova em 1m50s73, baixando a marca de 1m51s71 que vinha desde julho de 2009, no Mundial de Roma. Dessa forma, ele agora é o campeão mundial júnior, olímpico e europeu dos 200m borboleta.

Nesta prova, o brasileiro Léo de Deus nadou na raia seis, mas não conseguiu chegar perto do pódio, finalizando em sétimo lugar, com tempo de 1m55s96. A medalha de prata ficou com o japonês Daiya Seto e o bronze com o sul-africano Chad le Clos.

Conteúdo Patrocinado