Etiene Medeiros está na final dos 50 metros costas no Mundial de Natação - Gazeta Esportiva
Etiene Medeiros está na final dos 50 metros costas no Mundial de Natação

Etiene Medeiros está na final dos 50 metros costas no Mundial de Natação

Gazeta Esportiva

Por Redação

24/07/2019 às 10:19

São Paulo, SP

A nadadora pernambucana Etiene Medeiros confirmou sua vaga na decisão dos 50 metros costas no Campeonato Mundial de Natação da Coreia do Sul, em Gwangju, na manhã desta quarta-feira. Nadando na primeira de duas baterias do dia, Etiene registrou a marca de 27s69, a segunda melhor da semifinal. O melhor tempo foi da norte-americana Kathleen Baker, que nadará na raia 4, enquanto a brasileira estará na raia 5. Cotada como uma das favoritas, a chinesa Fu Yuanhui não conseguiu a classificação.

Etiene dá a largada para o 50m costas (Satiro Sodré/rededoesporte.gov.br)


A grande final acontece nesta quinta-feira, às 8h37 (de Brasília), mas o técnico Fernando Vanzella avaliou o desempenho de Etiene já após a semifinal. "Segunda etapa concluída. Foi uma prova boa, constante e com uma melhora na chegada em relação ao tiro da eliminatória. Para a final, vamos evoluir ainda alguns detalhes do nado e brigar para bater na frente e conquistar o bicampeonato mundial", disse.

Além de Etiene e Kathleen, estão classificadas para a final dos 50 metros costas as seguintes atletas: Georgia Davies (GBR), Kaylee McKeown (AUS), Olivia Smoliga (EUA), Caroline Pilhatsch (AUT), Kira Toussaint (HOL) e Daria Vaskina (RUS). Depois da decisão do nado de costas, Etiene disputará os 50 metros livre, a partir da noite de sexta-feira (26).

O recorde mundial da prova é da chinesa Liu Xiang 26s98, que não conseguiu vaga na seleção de seu país para competir na Coreia do Sul. Etiene Medeiros detém o recorde sul-americano nos 50 metros costas, obtido em julho de 2017, na decisão do Mundial de Budapeste, quando colocou seu nome na história da natação brasileira e sagrou-se a primeira campeã mundial de piscina longa, ao marcar 27s14. Ela tem também o melhor tempo do mundo da atual temporada, 27s36, registrado em abril no Troféu Maria Lenk.

Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene coloca as nadadoras chinesas, norte-americanas, australianas e holandesas como suas principais adversárias por um lugar no pódio nos 50 metros na Coreia do Sul. Além do ouro em 2017, a pernambucana foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014 e Windsor/2016), além do título no revezamento medley misto em 2014.

Conteúdo Patrocinado