Brandonn Almeida leva único ouro para o Brasil no Mundial Júnior - Gazeta Esportiva
Brandonn Almeida leva único ouro para o Brasil no Mundial Júnior

Brandonn Almeida leva único ouro para o Brasil no Mundial Júnior

Gazeta Esportiva

Por Redação

30/08/2015 às 19:21 • Atualizado: 31/08/2015 às 00:58

São Paulo, SP

Com 18 anos, Brandonn Almeida levou o ouro dos 1500m livre do Mundial Júnior em Cingapura (Foto: CBDA/Divulgação)
Com 18 anos, Brandonn Almeida levou o ouro dos 1500m livre do Mundial Júnior em Cingapura (Foto: CBDA/Divulgação)


Demorou, mas ela veio. No último dia de disputas do Mundial Júnior de natação, em Cingapura, o Brasil conquistou sua primeira e única medalha de ouro com o primeiro lugar de Brandonn Almeida nos 1500m livre. Antes, no sábado, o nadador do Corinthians havia angariado a prata nos 400m medley. Também neste domingo, a bandeira nacional ainda subiu para Felipe Souza, que levou o bronze nos 100m livre.

O ouro de Brandonn Almeida nos 1500m livre também se torna único por outro motivo: é a primeira conquista brasileira em provas olímpicas de Mundiais Júnior de natação. “Nossa! Eu não tenho palavras para descrever tanta emoção. Hoje fizemos uma prova de superação. Meu treinador, Carlão (Carlos Matheus), me disse que deveria acreditar até o fim, porque trabalhamos muito para estar entre os melhores. Hoje (domingo) tirei um peso das minhas costas porque, mesmo não fazendo a minha melhor marca, fiz valer todo nosso esforço e o que importa na final é realmente bater na frente”, comemorou Brandonn Almeida, que levou um ouro nos 400m medley e o bronze nos 1500m livre nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho.

Embora não tenha subido ao lugar mais alto do pódio, Felipe Souza obteve um importante resultado para a natação brasileira. Com o tempo de 49s30, ele levou o bronze nos 100m livre, primeira medalha dessa prova para o Brasil em cinco edições da competição. O compatriota Pedro Spajariu terminou em quarto lugar, com 49s56.

“Estou feliz pela medalha. Sabíamos que ia ser difícil e eu não melhorei meu tempo. Mas, ser medalhista mundial é uma coisa nova para mim, e a primeira vez a gente nunca esquece. Essa sensação é muito incrível e o que sinto é felicidade. Tivemos uma reunião no primeiro dia e tínhamos que falar uma palavra com a letra inicial do seu nome e a minha foi felicidade. Estou emocionado, mas queria mais”, analisou”, comentou Felipe Souza.

Já no revezamento 4x100m medley masculino, Guilherme Bassesto, Eduardo Amaral, Vinicius Lanza e Pedro Spajari nadaram para 3min42s78 e ficaram com a quarta posição, na última final brasileira do Mundial de Cingapura. Na decisão dos 200m livre feminino, Rafaela Raurich cravou 2min01s89 e terminou em oitavo lugar. A nadadora de apenas 14 anos foi a única brasileira a atingir uma final desta edição do torneio.

Posto isso, o Brasil fecha o quinto Mundial Júnior de Natação com quatro medalhas em 15 finais disputadas. Além das duas de Brandonn Almeida (ouro nos 1500m livre e a prata nos 400m medley) e o bronze de Felipe Souza (100m livre), o País subiu ao pódio com Vinicius Lanza, que levou a prata nos 100m borboleta.

Conteúdo Patrocinado