Mais Esportes/Copa do Mundo de natação

Apesar de não repetir Hong Kong, Katinka Hosszu fatura quatro pódios em Pequim

São Paulo , SP
29/09/2015 10:44:43

Em: Mais Esportes, Natação

Após Hong Kong, foi a vez de Pequim sediar uma etapa da Copa do Mundo de natação, que começou nesta terça-feira no icônico cubo d’água, local que recebeu as provas aquáticas da Olimpíada de 2008, com exceção ao polo aquático. Se a húngara Katinka Hosszu dominou Hong Kong, conquistando dez medalhas, sendo oito de ouro, desta vez ela não conseguiu repetir a dose e teve um desempenho abaixo do esperado, apesar de faturar um ouro e três pratas.

Na primeira final do dia, Katinka Hosszu entrou na água para disputar o pódio nos 200 metros livre. Apesar do favoritismo, a dama de ferro acabou terminando a prova na segunda colocação, atrás da chinesa Shen Duo, recordista do mundial júnior nessa prova. A americana Missy Franklin completou o pódio na terceira posição.

Já nos 100 metros peito, a jamaicana Alia Atkinson, que havia sido campeã na prova da etapa de Paris-Chartres, confirmou as expectativas e sobrou frente às outras concorrentes com o tempo de 1:07.39. A chinesa Shi Jinglin veio logo atrás com quase um segundo de diferença para a líder.

Nos 100 metros borboleta, Hosszu decepcionou e sentindo o cansaço ficou na oitava colocação. Quem faturou a medalha de ouro foi a dinamarquesa Jeanette Ottensen, vice-campeã mundial em Kazan.

A húngara Katinka Hosszu não conseguiu repetir o impressionante desempenho de Hong Kong (Foto: Divulgação)
A húngara Katinka Hosszu não conseguiu repetir o impressionante desempenho de Hong Kong (Foto: Divulgação)

No masculino, o australiano Ash Delaney faturou o ouro nos 100 metros costa,
à frente do japonês Yuki Shirai e o britânico Marco Loughran, que terminaram com 54.71 e 55.96, respectivamente.

Em seguida, na final feminina dos 50 metros costa, a dama de ferro entrou na água mais uma vez em busca de mais medalhas. Entretanto, quem venceu a prova foi a chinesa Fu Yuanhui, campeã mundial em Kazan, seguida pela australiana Emily Seebohm. Katinka Hosszu terminou na quinta colocação.

Já na sua principal prova, Hosszu garantiu o ouro e o 100% de aproveitamento na final dos 200 metros medley em 2015. A dama de ferro ficou com a primeira colocação, seguida por sua compatriota Jakabos e a japonesa Rika Omoto. A principal nadadora húngara já havia sido campeã nas etapas de Moscou, Paris-Chartres e Hong Kong.

Incansável, Katinka Hosszu garantiu a segunda colocação na final dos 200 metros costa atrás da campeã mundial da prova, a australiana Emily Seebohm. Pouco depois, a dama de ferro entrou na água novamente para faturar mais uma medalha de prata nos 800 metros livre. Com isso, a húngara fechou o primeiro dia de competições em Pequim com quatro pódios: um ouro e três pratas.

A etapa de Pequim da Copa do Mundo de natação continua na manhã desta quarta-feira, quando será realizada as outras finais das provas que faltas. Antes disso, acontecerão as provas qualificatórias.