Ana Marcela esquece Olimpíadas do Rio e curte 'melhor fase carreira' - Gazeta Esportiva
Ana Marcela esquece Olimpíadas do Rio e curte 'melhor fase carreira'

Ana Marcela esquece Olimpíadas do Rio e curte 'melhor fase carreira'

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Vitor Anjos

16/08/2017 às 13:09 • Atualizado: 16/08/2017 às 13:47

Santos, SP

Ficar sem medalha em uma Olimpíada nunca é fácil. Agora perder em casa sendo a favorita é ainda pior. Porém, Ana Marcela Cunha não só superou o fracasso nos Jogos do Rio, como hoje vive umas das melhores fases da carreira. Na última semana, a nadadora fez história ao conquistar a quinta etapa da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, no Lac Megantic, em Quebec, no Canadá, e se tornar a maior vencedora de etapas da história do circuito mundial, que é disputado desde 2007.

Antes disso, em julho, Ana Marcela já havia alcançado o tricampeonato mundial na maratona aquática de 25km, em Budapeste. Nunca uma atleta feminina tinha sido campeã três vezes de uma mesma prova no Mundial de Esportes Aquáticos organizado pela Federação Internacional de Natação (Fina).

"Eu já não penso muito naqueles Jogos Olímpicos do Rio. Acho que tudo isso já foi deixado para trás. É uma página virada. Lógico que saí triste pois queria a medalha. Aconteceram outros fatores de fora da piscina que acabaram afetando o meu desempenho. Mas é passado. Isso só me deu mais força. Demos a volta por cima e os resultados mostram isso", explicou Ana Marcela em entrevista coletiva nesta quarta-feira.

"Estou muito feliz com todas essas conquistas. Foram dois meses fora de casa para conseguir esses títulos. Não tenho nem palavras para dizer. Foram muitos treinos. Acho que ao lado de 2015, quando ganhei o Mundial de Kazan, esse é o melhor ano da minha carreira. Abdiquei de muita coisa para correr atrás de tudo isso. Quando era criança eu nunca imaginava ser a maior medalhista feminina do Brasil em campeonatos mundiais e fazer história sendo a maior vendedora de etapas da Copa do Mundo", vibrou a nadadora.

Tricampeã mundial, Ana Marcela se tornou a maior vencedora de etapas da história (Foto: Vitor Anjos)


Com os bons resultados obtidos na última semana, a nadadora brasileira assumiu a terceira colocação no ranking mundial com 64 pontos. Arianna Bridi lidera com 86 pontos seguida por Rachelle Bruni, com 69. As próximas duas e últimas etapas do Circuito Mundial da Fina serão disputadas na China. No dia 15 de outubro acontecerá a etapa de Chun'an, enquanto Hong Kong receberá a última prova no dia 21 do mesmo mês.

Mesmo encostando nas líderes do ranking, Ana Marcela acredita que dificilmente conquistará o título da Copa do Mundo deste ano. Por conta disso, a nadadora já mira a preparação para alcançar as inéditas medalhas no Pan-Americano de Lima, em 2019, e na Olimpíada de Tokyo, em 2020.

"A Ariana vem tendo bons resultados. Está sendo bem constante. Acho muito difícil tirar esse título dela. São 22 pontos de diferença. Eu preciso ganhar as duas últimas etapas e ela ficar com um quinto e um sexto. O pior resultado dela foi um quarto lugar. Jogos Olímpicos é o que a gente se prepara durante quatro. É o maior campeonato que temos. Eu penso lá na frente. É um sonho. Só me faltam duas medalhas, que é do Pan e da Olimpíada. E até 2020 esses são os meus maiores objetivos", concluiu.


Conteúdo Patrocinado