Monfils dá show, mas perde para Zeballos e dá adeus ao Aberto do Brasil - Gazeta Esportiva
Monfils dá show, mas perde para Zeballos e dá adeus ao Aberto do Brasil

Monfils dá show, mas perde para Zeballos e dá adeus ao Aberto do Brasil

Gazeta Esportiva

Por Felipe Leite*

01/03/2018 às 21:44

São Paulo, SP

Gael Monfils perdeu para o argentino Horacio Zeballos nesta quinta-feira (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)


Em uma bela partida de tênis nesta quinta-feira, com direito a diversas jogadas acrobáticas e boa reação do público presente no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, Gael Monfils e Horacio Zeballos protagonizaram uma ótima disputa pelas oitavas de final do Aberto do Brasil. O tenista sul-americano se saiu melhor e conquistou a vitória, despachando o europeu por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 6/3.

Essa foi a segunda vez que o francês e o argentino se enfrentaram no ATP. Na última semana, no Aberto do Rio de Janeiro, o europeu levou a melhor para cima de Zeballos no saibro carioca: vitória por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 3/6 e 7/5, na primeira rodada da competição nacional, vencida pelo também argentino Diego Schwartzman.

No primeiro game de partida, que começou com Zeballos sacando, o número 69 do mundo cometeu alguns erros não-forçados, como uma dupla falta e bolas fora da linha. Entretanto, a força no saque e na canhota garantiram não só o triunfo parcial, como a quebra do serviço seguinte, por parte do francês, ao sul-americano.

O restante do set inicial viu o argentino administrar a vantagem conquistada logo no início da rodada. Quando o marcador anotava 4/1 em favor de Zeballos, Monfils caiu em quadra alegando lesão no joelho e na mão esquerda, precisando receber atendimento médico.

Com ambos os tenistas fazendo uso de jogadas encurtando a distância na quadra e alguns bonitos lances, o público no Ginásio do Ibirapuera parecia gostar do que via. Mesmo com o francês executando uma sequência de aces para confirmar o seu último serviço, ao final da rodada, Zeballos levou a melhor ao assegurar seu saque com facilidade, vencendo por 6/3 em 41 minutos de ação.




Na segunda parcial, o cenário se inverteu: foi a vez de Monfils confirmar o serviço inicial e logo em seguida "quebrar" o oponente, abrindo 2/0. O número 35 do mundo, aliás, começou o set em ritmo avassalador, garantindo três games em seu favor com apenas 10 minutos de jogo.

O ganhador do ATP de Vina del Mar em 2013 bem que tentou a recuperação, ao assegurar sua segunda colocada de bola em jogo, mas o tenista europeu estava mesmo determinado a vencer a rodada, confirmando o triunfo por 6/3 de maneira fácil e dominante com direito a jogadas acrobáticas.

O começo do terceiro e último set foi intensamente disputado. Logo no game inicial, Zeballos teve dificuldades em confirmar o seu serviço, vendo Monfils defender muito bem suas investidas de fundo de quadra em uma rodada com mais de 10 minutos de duração. Ao final, o argentino conseguiu garantir o saque, fazendo 1/0.

No restante da parcial, com o equilíbrio predominante, o francês levantou a torcida no Ginásio do Ibirapuera com uma paralela no fundo de quadra. Enquanto Monfils tinha facilidade em confirmar seu serviço, o argentino sofria para fazer o mesmo valer. Entretanto, no terceiro saque do número 35 do mundo, uma dupla falta e erros não-forçados o prejudicaram, fazendo com que Zeballos conseguisse a quebra. A partir daí, o sul-americano reagiu incrivelmente no sétimo game, com belo rali e ponto final na rodada, administrando sua vantagem para sair com o triunfo geral no confronto.

O vencedor do confronto agora aguarda a partida entre o argentino Nicolas Kicker e o brasileiro Rogério Dutra, o Rogerinho, que também será realizada nesta quinta-feira, para conhecer seu adversário nas quartas de final do Aberto do Brasil. O duelo será disputado na quadra central do Ginásio do Ibirapuera, já nesta sexta-feira, sendo o último jogo do período da tarde a ser realizado, sem horário definido.

* Especial para a Gazeta Esportiva

Conteúdo Patrocinado