Ministro vê Jogos Indígenas como parte de ciclo vivido pelo país

Imagem ilustrativa para a matéria

Na última sexta-feira (24), em Fórum realizado pela ONU em Nova York, o Ministro do Esporte, George Hilton, anunciou que a cidade de Palmas (TO) será a sede da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que acontecem de 23 de outubro até o dia 1 de novembro deste ano. Hilton vê os jogos como parte de um ciclo que o país vem vivendo já há alguns anos, sediando grandes eventos.

“Discutimos o pacto global de sustentabilidade na Rio 92; depois de 40 anos, voltamos a reunir os países das Américas para uma congratulação por meio do esporte, com os Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007; organizamos com sucesso a Copa do Mundo de Futebol, em 2014; e nos preparamos para o maior de todos os eventos globais, os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016”, celebrou o ministro.

Arco e flecha é uma das modalidades dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (Foto: Mila Petrilo/Ag. InterTribal)

Arco e flecha é uma das modalidades dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (Foto: Mila Petrilo/Ag. InterTribal) - Credito: Divulgação

Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas são um projeto antigo, idealizado pelo presidente da Funai, Marcos Terena, que arrancou risos da plateia presente no evento ao dizer que “até o Vaticano pretende enviar representantes” para participar dos jogos, ressaltando que 43 nações já demonstraram interesse.

Mais de dois mil atletas devem competir nas diversas modalidades, desde as tradicionais de povos indígenas, como corrida de tora, cabo de força, arco e flecha e xikunahati (“futebol de cabeça”), até esportes de Olimpíadas, como natação e atletismo. O evento também sediará um fórum de discussão sobre a questão indígena no mundo, mostras de artesanato e apresentações culturais.

Conteúdo Patrocinado