Ma Long vence Fan Zhendong na final do Mundial de Tênis de Mesa - Gazeta Esportiva
Ma Long vence Fan Zhendong na final do Mundial de Tênis de Mesa

Ma Long vence Fan Zhendong na final do Mundial de Tênis de Mesa

Gazeta Esportiva

Por Redação

05/06/2017 às 11:16

São Paulo, SP

A grande final do Mundial de Tênis de Mesa realizado em Dusseldorf teve uma partida alucinante entre Ma Long e Fan Zhendong. No confronto chinês, Long derrotou o estreante em decisões de Mundiais por 4 sets a 3 com direito a recuperação de Fan e virada no último set. O mesatenista de 28 anos defendeu seu título de 2016 e ainda manteve o posto de número um do mundo.

Ao fim da grande decisão, Long comemorou muito e disse que aquela havia sido a partida mais incrível que jogou. Atual campeão olímpico, foi o 24º título do Circuito Mundial conquistado pelo "Dragão", que busca superar os 26 títulos do bielorrusso Vladimir Samsonov para se tornar o maior vencedor da história do esporte.

Long venceu em jogo emocionante (Foto: Jonas Güttler/Germany OUT)


Fan começou muito bem no primeiro set, abrindo 7 a 1 no número um do mundo. Melhorando ao longo da parcial, Ma Long conseguiu diminuir a vantagem, mas seu adversário chegou ao décimo ponto. Após Long salvar dois set points, Zhendong fechou em 11/7 após grande rally entre os dois.

Quem saiu na frente com muita força no segundo foi Ma Long. O mesatenista de 28 anos abriu 4 a 0, mas Zhendong não deixou a vantagem despontar com bons golpes de backhand. Espelhando o primeiro set, Long alcançou o set point e teve tranquilidade ao sacar e esperar o erro do adversário para fechar a parcial em 11/6.

Já no terceiro set, Long foi bem dominante. Com muitos erros na parcial, Zhendong acabou ficando muito atrás de seu adversário no placar. Após abrir 10/3, Ma devolveu uma bola curta na mesa de Fan e o jovem não conseguiu tirar o efeito. 2 a 1 Ma Long.

O jovem de 20 anos voltou bem no quarto set. Mesmo após pedido de tempo técnico de Ma Long para esfriar a reação no placar, Fan conseguiu empatar no saque adversário. O mais experiente, contudo, soube administrar e abriu 3 a 1 no placar (11 a 8 no set).

Com um saque melhor e sem cair na pressão de estar atrás no placar, Fan dominou o quinto set, foi muito forte e decisivo nos winners e dificultou a partida para Ma Long, vencendo por 11/5.

Fan se superou ao forçar o sétimo game após estar perdendo por 3 a 1 (Foto: Jonas Güttler/Germany OUT)


Além das mudanças do set anterior, Zhendong conseguiu variar muito bem seu jogo no sexto game. Depois de abrir 9 a 4, Fan perdeu dois pontos seguidos e gastou seu tempo para frear o crescimento do “Dragão”. E deu certo. Long conseguiu salvar um set point, mas na sequência Fan devolveu o serviço do adversário no contrapé e forçou o sétimo e decisivo game.

O último set foi o mais disputado. Com diversas trocas de liderança ao longo da partida, o game foi decidido nos saques alternados. Ligeiramente melhor, Long teve três match points e, no terceiro, não perdoou, fechando em 12/10 e mantando o título mundial.

Conteúdo Patrocinado