Ma Long vence Fan Zhendong na final do Mundial de Tênis de Mesa

São Paulo, SP

05-06-2017 11:16:29

A grande final do Mundial de Tênis de Mesa realizado em Dusseldorf teve uma partida alucinante entre Ma Long e Fan Zhendong. No confronto chinês, Long derrotou o estreante em decisões de Mundiais por 4 sets a 3 com direito a recuperação de Fan e virada no último set. O mesatenista de 28 anos defendeu seu título de 2016 e ainda manteve o posto de número um do mundo.

Ao fim da grande decisão, Long comemorou muito e disse que aquela havia sido a partida mais incrível que jogou. Atual campeão olímpico, foi o 24º título do Circuito Mundial conquistado pelo "Dragão", que busca superar os 26 títulos do bielorrusso Vladimir Samsonov para se tornar o maior vencedor da história do esporte.

Long venceu em jogo emocionante (Foto: Jonas Güttler/Germany OUT)

Fan começou muito bem no primeiro set, abrindo 7 a 1 no número um do mundo. Melhorando ao longo da parcial, Ma Long conseguiu diminuir a vantagem, mas seu adversário chegou ao décimo ponto. Após Long salvar dois set points, Zhendong fechou em 11/7 após grande rally entre os dois.

Quem saiu na frente com muita força no segundo foi Ma Long. O mesatenista de 28 anos abriu 4 a 0, mas Zhendong não deixou a vantagem despontar com bons golpes de backhand. Espelhando o primeiro set, Long alcançou o set point e teve tranquilidade ao sacar e esperar o erro do adversário para fechar a parcial em 11/6.

Já no terceiro set, Long foi bem dominante. Com muitos erros na parcial, Zhendong acabou ficando muito atrás de seu adversário no placar. Após abrir 10/3, Ma devolveu uma bola curta na mesa de Fan e o jovem não conseguiu tirar o efeito. 2 a 1 Ma Long.

O jovem de 20 anos voltou bem no quarto set. Mesmo após pedido de tempo técnico de Ma Long para esfriar a reação no placar, Fan conseguiu empatar no saque adversário. O mais experiente, contudo, soube administrar e abriu 3 a 1 no placar (11 a 8 no set).

Com um saque melhor e sem cair na pressão de estar atrás no placar, Fan dominou o quinto set, foi muito forte e decisivo nos winners e dificultou a partida para Ma Long, vencendo por 11/5.

Fan se superou ao forçar o sétimo game após estar perdendo por 3 a 1 (Foto: Jonas Güttler/Germany OUT)

Além das mudanças do set anterior, Zhendong conseguiu variar muito bem seu jogo no sexto game. Depois de abrir 9 a 4, Fan perdeu dois pontos seguidos e gastou seu tempo para frear o crescimento do “Dragão”. E deu certo. Long conseguiu salvar um set point, mas na sequência Fan devolveu o serviço do adversário no contrapé e forçou o sétimo e decisivo game.

O último set foi o mais disputado. Com diversas trocas de liderança ao longo da partida, o game foi decidido nos saques alternados. Ligeiramente melhor, Long teve três match points e, no terceiro, não perdoou, fechando em 12/10 e mantando o título mundial.

Deixe seu comentário