Seleção Brasileira está pronta para estreia no Mundial de judô no Azerbaijão - Gazeta Esportiva
Seleção Brasileira está pronta para estreia no Mundial de judô no Azerbaijão

Seleção Brasileira está pronta para estreia no Mundial de judô no Azerbaijão

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/09/2018 às 16:10

São Paulo, SP

A seleção brasileira de judô disputa a partir desta quinta-feira (20), o Campeonato Mundial Individual e Por Equipes Mistas - Baku 2018, competição mais importante da temporada e que reunirá os melhores judocas do mundo na capital do Azerbaijão até o dia 27 de setembro. A programação oficial começou nesta quarta com o sorteio das chaves que definiu os primeiros duelos das 14 categorias em disputa e da competição por equipes mistas.

A cerimônia do sorteio aconteceu no Hilton Hotel, em Baku, e o Brasil foi representado pelo presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges; por Ney Wilson Pereira, gestor de Alto Rendimento da CBJ; Bernardo Seabra, sub-chefe de delegação; e pelos técnicos Yuko Fujii (seleção masculina) e Mario Tsutsui (seleção feminina).

Seleção tem nomes experientes e estreantes (Foto: Divulgação/CBJ)


"As chaves estão boas, mas sabemos que em qualquer posição será muito duro. Estávamos esperando isso e estamos preparados para a competição. Acredito que os atletas estejam bem preparados física e mentalmente e teremos uma competição muito boa", avaliou a técnica da seleção masculina, Yuko Fujii, que faz sua estreia em Campeonatos Mundiais. Yuko foi uma das convidadas da Federação Internacional de Judô para participar da 1ª Conferência da Comissão de Igualdade de Gênero da FIJ e contou um pouco da sua trajetória no judô até se tornar a técnica principal da seleção masculina do Brasil.

Assim como ela, o treinador da equipe feminina, Mario Tsutsui também se mostrou confiante para este Mundial. "No geral, as meninas caíram muito bem nas chaves e a expectativa é que elas façam uma boa competição", resumiu.

Os primeiros brasileiros no tatame da National Gymnastics Arena serão os pesos Ligeiro (48kg e 60kg) Gabriela Chibana, Eric Takabatake e Phelipe Pelim. Estreante em Mundiais, Chibana enfrentará em sua primeira luta a sul-africana Geronay Whitbooi.

Na chave masculina, por outro lado, Pelim encara o espanhol Francisco Garrigos, enquanto Takabatake enfrentará o chinês Yi Shang. Já no Mundial Por Equipes Mistas, o adversário do Brasil sairá do confronto entre China e Cuba. A equipe brasileira é a atual vice-campeã mundial por equipe mista e cabeça-de-chave número 2 nesta edição. Os japoneses são os atuais campeões.

As disputas preliminares começarão às 3h da manhã, no horário de Brasília - 10h, no horário local de Baku. As disputas por medalhas serão a partir das 9h (Brasília) - 16h (Baku). O horário de início será diferente apenas no último dia para a competição por equipe, que começará às 2h (Brasília), mas as finais serão às 9h (Brasília).

Neste Mundial, o Brasil será representado por 18 atletas - 9 mulheres e 9 homens - nas disputas individuais e terá o reforço de outros quatro judocas para a competição por equipes mistas.

Conteúdo Patrocinado