Campeão olímpico de taekwondo é suspenso acusado de abuso sexual - Gazeta Esportiva
Campeão olímpico de taekwondo é suspenso acusado de abuso sexual

Campeão olímpico de taekwondo é suspenso acusado de abuso sexual

Gazeta Esportiva

Por Redação

08/05/2018 às 19:17

São Paulo, SP

Nesta segunda-feira, o bicampeão olímpico de taekwondo Steven Lopez foi suspenso temporariamente pela Confederação de Taekwondo dos Estados Unidos (USA Taekwondo) por acusação de abusos sexuais contra colegas do esporte. Quatro atletas processam o Comitê Olímpico do Estados Unidos (USOC) e a Federação de Taekwondo do país por tráfico sexual.

Na denúncia, as taekwondistas alegam ter sido forçadas a viajar com os irmãos, que as representavam perigo. "Ao menos desde 2007, o USOC e a USA Taekwondo têm protegido, empoderado e encoberto Jean Lopez com a autoridade, legitimidade e confiança de ser o técnico oficial da equipe americana de taekwondo e seu irmão Steven", diz a denúncia. "Fazendo isso, expuseram centenas de jovens atletas a dois predadores sexuais adultos".

Um dos melhores taekwondistas de seu tempo, Steven Lopez é acusado de abuso sexual (Foto: Reprodução/Olympic)


A taekwondista Amber Means Randall alega que Steven Lopez a drogou e a estuprou. Campeã mundial em 1998, Heidi Gilbert, acusa Jean Lopez de agredi-la sexualmente durante um evento na Alemanha. Gabriela Joslin alega ter sido "violentamente estuprada" por Jean Lopez em 2011.

A primeira das quatro atletas a acusar Steven Lopez foi Mendy Meloon, em 2007. A campeã mundial em 1998 acusa Jean Lopez de entrar em seu quarto de hotel e penetrá-la durante um evento em Cairo, no Egito, em 1997. Na época, a taekwondista tinha apenas 15 anos. No entanto, sua acusação não foi acatada pela Federação, que apoiou a decisão do técnico Jean Lopez de mantê-la fora da equipe.

Em entrevista ao USA Today Sports em junho, Steven Lopez negou qualquer comportamento sexual inadequado. "Nunca. Nada, nada mesmo. Nada como isso. Nada nem perto disso". O americano foi medalhista de ouro nas olimpíadas de 2000, na Austrália, e 2004, na Grécia.

Conteúdo Patrocinado